Ministro do Ambiente apresenta novo modelo de cogestão para as áreas protegidas

by Rita Inácio | 8 Fevereiro 2019 15:33

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, participa na Sessão “Portugal, Património Natural”, no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 15h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra. A sessão conta ainda com a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Portugal possui uma grande diversidade de paisagens, património biológico e geológico, o que constitui um fator de afirmação da nossa identidade a nível europeu e mundial. Desta forma, o património natural português concorre decisivamente e de forma cada vez mais evidente para diferenciar o país no quadro internacional, podendo representar um fator de valorização económica e de desenvolvimento local e regional, através da produção de bens e serviços. Os dados da crescente procura do país para a realização de atividades na natureza são a manifestação mais visível desta realidade.

É neste contexto que, nesta sessão, será apresentado o novo modelo de cogestão para as áreas protegidas, que visa que estes territórios sejam geridos de uma forma próxima com entidades aí presentes (autarquias, universidades e organizações não-governamentais) e populações, contribuindo para uma gestão mais colaborativa, participativa e de maior proximidade.

Ao mesmo tempo será conhecido o balanço das ações de valorização desenvolvidas em distintas áreas protegidas nos últimos três anos e será apresentado o novo projeto “Conhecer a Rede Nacional de Áreas Protegidas”.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/ministro-do-ambiente-apresenta-novo-modelo-de-cogestao-para-as-areas-protegidas/