Minsait ajuda Bahrain na gestão de serviços de eletricidade e água de forma mais eficiente e sustentável

Minsait ajuda Bahrain na gestão de serviços de eletricidade e água de forma mais eficiente e sustentável

Categoria Advisor, Empresas

A Minsait, uma empresa Indra, anuncia contrato com a EWA (Bahrain Electricity and Water Authority), a empresa de serviços públicos do Reino do Bahrain, para “implementar soluções avançadas” que permitirão a “digitalização do serviço comercial ao cliente” e a “gestão de ativos da rede de distribuição”, para além de “reduzir as perdas de receitas nos serviços de eletricidade e água” da empresa, que serve 430 mil clientes de eletricidade e 310 mil clientes de água.

Deste modo, a Minsait vai auxiliar a “promover a modernização e uma utilização mais sustentável dos serviços públicos no país”, com um “forte impacto na qualidade de vida das pessoas e no ambiente”, refere em comunicado. Se por um lado, o contrato tornará mais “eficiente a gestão e consumo de água e eletricidade”, por outro lado, irá “contribuir para melhorar as atividades de desenvolvimento e manutenção da rede”, com a consequente “otimização na utilização de recursos e materiais”, bem como “melhorias na qualidade do serviço”, lê-se no comunicado.

O projeto, segundo a Minsait, foi definido como um dos pilares básicos para a estratégia de transformação da EWA, uma empresa que foi identificada pelo Governo do Bahrain como uma entidade nacional chave para alcançar os seus objetivos de tornar o emirado num dos melhores países para se viver na região do Golfo Pérsico.

Para o CEO da EWA, Shaikh Nawaf Bin Ibrahim Al-Khalifa, “a assinatura deste contrato responde ao nosso desejo de fornecer serviços de água e eletricidade com o mais alto nível de qualidade e fiabilidade para assegurar o desenvolvimento sustentável no Reino do Bahrein e tornarmo-nos um modelo líder neste âmbito”.

Leonardo Benítez, diretor do mercado de energia e serviços públicos da Minsait, refere que “este projeto demonstra a confiança da EWA na Minsait, que implementou o primeiro sistema de gestão comercial da empresa em 2007, e agora conta novamente com a Minsait como parceiro tecnológico para avançar na digitalização dos seus processos de gestão comercial e de distribuição, com a firme intenção de se tornar uma referência global na gestão de serviços tão essenciais e importantes como a energia e a água”.

O projeto inclui a implementação da Onesait Utilities Grid, uma solução para a gestão integral do negócio comercial das empresas de serviços públicos, que permite aos clientes interagir com a empresa através de ferramentas digitais, tais como aplicações móveis e a web. A Onesait Utilities Grid inclui, também, soluções de mobilidade para otimizar a gestão do trabalho de campo e reduzir os custos de serviço, refere a empresa.

A Minsait também incluirá soluções da sua suite Onesait Utilities Grid para racionalizar os processos de desenvolvimento e manutenção da rede, desde a criação e receção de projetos de expansão da rede até à manutenção e apoio a pedidos da área comercial. Este último é o caso dos pedidos relacionados com novos fornecimentos ou ligações de clientes e aumentos de carga, que são automaticamente analisados tendo em conta possíveis quedas de tensão, sobrecargas e perdas técnicas

A empresa irá também implementar todas as soluções na infraestrutura Cloud da Amazon Web Services (AWS), o que permitirá que a plataforma de sistemas funcione em modo de serviço e proporcione eficiências económicas e operacionais. Além disso, o sistema de gestão de contagem inteligente (Smart Metering) será integrado em todos os pontos de abastecimento para melhorar o controlo do consumo e eliminar leituras manuais.