Mirpuri Foundation Racing Team homenageada pelo ministro do Mar

Mirpuri Foundation Racing Team homenageada pelo ministro do Mar

A Mirpuri Foundation Racing Team, que se consagrou campeã na The Ocean Race Europe, que teve início a 29 de maio e que terminou a 19 de julho, acaba de ser homenageada pelo ministro Português dos Assuntos Marítimos, Ricardo Serrão Santos e pelo secretário da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, lê-se numa nota divulgada pela Fundação Mirpuri.

O barco de bandeira portuguesa VO65 “Racing for the Planet”, que integrou na tripulação o skipper francês Yoann Richomme e três velejadores lusos – Bernardo Freitas, Frederico Melo e Mariana Lobato, alcançou uma dupla vitória ao vencer a regata costeira em Génova e o título de grande vencedor da prova da The Ocean Race na Europa, colocando Portugal sob os holofotes da vela internacional, numa prova que teve este ano a sua primeira paragem em Cascais (Portugal), seguida de Alicante (Espanha).

Na cerimónia realizada em Lisboa, onde esteve presente o presidente da Fundação Mirpuri, Paulo Mirpuri, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, dirigiu homenagens aos velejadores portugueses Frederico Melo, Bernardo Freitas, Mariana Lobato e ao boat captain António Fontes: “A Mirpuri Foundation Racing Team foi brilhante e conseguiu obter uma vitória histórica para o nosso país. É de louvar que o tenha feito com a mensagem subjacente de consciencialização para a proteção dos oceanos. Efetivamente vivemos numa corrida para salvar o nosso planeta e os nossos oceanos”.

Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, salienta que “a Fundação Mirpuri tem contribuído bastante para a evolução do desporto nacional, bem como tem alertado para preocupações ambientais relacionadas com os oceanos, o que é da maior relevância para um país como Portugal, que tem uma forte ligação ao mar. Os atletas partiram com um espírito vencedor e efetivamente alcançaram o marco histórico de ser primeira equipa portuguesa a vencer esta regata.”

A The Ocean Race é reconhecida internacionalmente como a regata mais difícil do mundo, na qual os melhores velejadores do mundo não só lutam pela vitória como testam o trabalho de equipa, a habilidade e a resistência individual.

Esta prova tem assumido como uma prioridade nos últimos anos, as questões de sustentabilidade e neste caminho a organização tem contado com o apoio da Fundação Mirpuri, nomeadamente em 2017, onde a Fundação se constituiu como parceira principal de sustentabilidade como parte de uma estratégia global contra a poluição dos plásticos nos oceanos.