Mobi.E integra Programa Interreg Europe como bom exemplo na área de Mobilidade Elétrica

Mobi.E integra Programa Interreg Europe como bom exemplo na área de Mobilidade Elétrica

A rede Mobi.E, acaba de ser integrada na base de dados de boas práticas do “Programa Interreg Europe”, como um bom exemplo na área de Mobilidade Elétrica.

Em comunicado, a Mobi.E refere que o reconhecimento surge na sequência da a rede ter sido a “entidade seleccionada pela ADENE (Agência para a Energia), parceira no projeto EMOBICITY (Increase of energy efficiency by Electric MOBIlity in the CITY), co-financiado pelo Programa Interreg Europe, como o exemplo de boas práticas na área da mobilidade elétrica a nível nacional”. Este projeto tem como objetivo a “melhoria das políticas de mobilidade elétrica em meios urbanos com vista à descarbonização da economia”, refere a entidade. Participam no projeto cinco países (Portugal, Grécia, Alemanha, Roménia e Croácia), e para além da ADENE, o consórcio integra ainda a Direção Regional da Energia dos Açores.

“Estamos bastante satisfeitos por passarmos a integrar esta plataforma europeia e pelo facto de as nossas boas práticas serem valorizadas. O principal objetivo da rede MOBI.E é contribuir para uma mobilidade mais sustentável e melhorar a qualidade de vida nas cidades”, refere Luís Barroso, CEO da Mobi.E.

O Programa Interreg Europe é a plataforma da União Europeia que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional com o intuito de reforçar a política de coesão através do intercâmbio de experiências, da transferência de boas práticas e de iniciativas conjuntas entre os países membros. Neste sentido, gere e avalia a aplicação de fundos europeus no âmbito de objetivos temáticos como a inovação, as PME, a economia assente num baixo nível de emissões de carbono e a proteção do ambiente.

“A rede MOBI.E é uma iniciativa nacional que envolve municípios, centros de investigação, empresas de energia e TI, comercializadores de energia, e utilizadores de veículos elétricos. A estrutura subjacente é altamente replicável e pode ser aplicada a qualquer região”, conclui o responsável.

A rede Mobi.E é uma rede composta por postos de carregamento para veículos elétricos maioritariamente situados em espaços de acesso público. Uma rede nacional de mobilidade elétrica com um modelo baseado na interoperabilidade e no acesso universal dos utilizadores, que pode integrar diferentes players na cadeia de valor.