Mobiletric inaugura posto de carregamento rápido em Braga

Mobiletric inaugura posto de carregamento rápido em Braga

Categoria Advisor, Empresas

A Mobiletric, empresa portuguesa fornecedora de serviços na área da mobilidade, inaugurou esta sexta-feira, dia 24, em Braga, um novo posto de carregamento rápido (PCR) para veículos elétricos. O evento de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

A entrada em operação desta infraestrutura é o culminar de um processo, iniciado em dezembro de 2016, de instalação de oito PCR distribuídos por vários concelhos a nível nacional – Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Loures, Matosinhos e Vila Nova de Gaia -, de que a Mobiletric foi incumbida no âmbito do concurso lançado pela Mobi.e para a construção de uma rede nacional para a mobilidade elétrica.

José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, elogia o projeto da Mobiletric e a iniciativa privada, afirmando que Portugal está “entre aqueles que são mais avançados no mundo” no que à implementação da mobilidade elétrica diz respeito. Salienta ainda que o futuro da mobilidade elétrica em Portugal é risonho e que “com a inovação tecnológica e o investimento que estamos a fazer, podemos, com certeza, ajudar a mudar o paradigma da mobilidade”.

Para além do desenvolvimento e gestão da rede pública de carregamento rápido, a Mobiletric oferece serviços de mobilidade para clientes empresariais, com toda a sua oferta baseada em veículos 100% elétricos.

No futuro, a Mobiletric tem como objetivo expandir operações para outras áreas metropolitanas de referência na Europa Ocidental, criando uma rede europeia de carregamentos rápidos.

De acordo com a MOBI.E, empresa pública que assegura a gestão da rede de mobilidade elétrica, desde 2010 foram efetuados mais de 415 mil carregamentos, tendo a circulação de veículos elétricos em Portugal representado uma poupança de 2 .142. 935Kg de CO2.

As vendas de carros elétricos em Portugal continuam a aumentar, segundo os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), com as vendas dos primeiros sete meses do ano, 2.062 unidades, a registarem um aumento de 106% referente a igual período de 2016, conseguindo uma quota de mercado de 1.5%.