Mobilidade elétrica continua a crescer em Oeiras

A mobilidade elétrica em Oeiras está a transformar-se, com a parceria da Carris que, a 28 de abril, recebeu o primeiro de 15 novos elétricos articulados, num investimento total de 43,4 milhões de euros, que se espera que se prolongue até janeiro do próximo ano.

Os novos veículos compõem a primeira renovação de frota em 28 anos e destinam-se a circular na frente ribeirinha de Lisboa, entre a Praça da Figueira e o terminal de Algés, associando-se aos planos de expansão da linha 15E de Algés até à Cruz Quebrada, retomando o percurso histórico desta carreira.

Para o Município de Oeiras, é prioritário aumentar a oferta de serviços da Carris na zona oriental do concelho, até ao Rio Jamor, tanto no serviço rodoviário como na rede de elétricos, existindo conversações a decorrer nesse sentido juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa.

Neste sentido, são vários os projetos que Oeiras tem em curso, de que é exemplo o LIOS – Linha Intermodal Sustentável, um projeto de metro ligeiro de superfície que irá ligar os concelhos de Oeiras, Lisboa e Loures, e que assenta na colaboração entre estes municípios, a Carris e o Metropolitano de Lisboa.

Outros exemplos são as propostas para a introdução de corredores de BRT (Bus Rapid Transit) entre a Estação da CP de Algés e a Estação de Metro da Reboleira, no concelho da Amadora, bem como na A5, com vista a melhorar as ligações entre os vários concelhos da área metropolitana.