Moçambique e Zimbabué assinam acordo de cooperação sobre recursos hídricos

Moçambique e Zimbabué assinam acordo de cooperação sobre recursos hídricos

Categoria Águas, Ambiente

Os governos de Moçambique e do Zimbabué assinaram ontem um acordo de cooperação para o desenvolvimento, gestão e utilização sustentável dos recursos hídricos da bacia do rio Púngoè, no centro do país. “Queremos que a água contribua para o desenvolvimento dos dois povos”, disse o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Carlos Bonete, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A gestão conjunta das águas, prosseguiu Bonete, é um dos instrumentos de paz, que justifica a coordenação de esforços visando o desenvolvimento das comunidades locais.

Por seu turno, a ministra do Ambiente, Água e Clima zimbabueana, Oppah Muchinguri, afirmou que o entendimento vai permitir o combate a atividades ilegais que acontecem na bacia do rio Púngoè, nomeadamente o garimpo.

“Estamos aqui para tornar a nossa cooperação na área hídrica mais fortalecida. Queremos continuar a desenvolver ações concretas nesta bacia para que a população continue a beneficiar de assistência para a preservação da bacia e do seu ambiente”, afirmou Muchinguri.

A bacia do rio Púngoè nasce no Zimbabué e desagua no Oceano Índico, em Moçambique, e nas margens do curso vivem cerca de 1,5 milhões de pessoas.