“Mondego limpo tem mais encanto” junta várias instituições

Este sábado, dia 18 de setembro, pelas 9h30 e até às 12h30, voluntários da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), com a colaboração de vários parceiros institucionais, voltam, em mais uma ação espontânea e de cidadania, a contribuir para a limpeza das margens e do leito do rio Mondego, numa extensão entre a ponte de Santa Clara e a ponte pedonal Pedro e Inês. Justamente no dia em que também se celebra o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), lê-se numa nota.

Intervêm nesta ação, cujo ponto de encontro é o Centro Náutico do Choupalinho (Parque Verde na margem esquerda), a ESEnfC e respetiva Associação de Estudantes, “Convidas. Projeto que visa conciliar a vida profissional com a vida familiar em espaços de convívio, conhecimento e bem-estar” (também da ESEnfC), a Coimbra Stand Up Paddle (SUP), a AMO Portugal (Associação Mãos à Obra Portugal/World Cleanup Day 2021) e o Banco Santander Universidades.

Paralelamente, e numa iniciativa do projeto “Convidas”, haverá, no mesmo horário e local (imediações do Centro Náutico do Choupalinho), um momento de convite à leitura, com contos para crianças relacionados com as questões ambientais, refere a nota divulgada pela ESEnfC.

Contos para crianças sobre temas ambientais

A ESEnfC é signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, documento assinado a 31 de outubro de 2019. De acordo com esta carta de compromisso, as instituições do ensino superior obrigam-se a integrar, “de forma transversal em todas as suas atividades, a Agenda 2030 (aprovada pela ONU em 2015) para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, no âmbito dos quais esta ação também se integra.

Esta ação enquadra-se, ainda, na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e no plano estratégico que a ESEnfC desenhou para o período 2020-2024, concretamente no eixo “Direção, Gestão e Desenvolvimento Sustentável”, que compreende um programa para o desenvolvimento dos estudantes e um programa de gestão ambiental e energética.

Além de membro da Rede Campus Sustentável e da Rede de Voluntariado do Ensino Superior, a ESEnfC é uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas 2019-2020, que para além da sua intervenção ao nível da gestão ambiental do campus escola promove ativamente a mudança de comportamentos e de atitudes na comunidade académica.