Município da Maia dá as boas-vindas ao projeto “Embrulha.” da Lipor

by Cristiana Macedo | 23 Setembro 2020 13:08

Em 2020, a Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Lipor e a Maiambiente, uniram esforços para tornar os “Fins de Semana Gastronómicos 2020”, num evento onde a sustentabilidade ganha destaque. Assim, pela primeira vez no concelho, será implementado o projeto “Embrulha.” da Lipor e será potenciada e reforçada, pela Maiambiente, a Recolha Seletiva Multimaterial (Embalagens Plásticas e Metálicas, Papel/Cartão e Vidro) e de Resíduos Alimentares nos restaurantes participantes.

Em comunicado, a Lipor refere que o “Embrulha.” pretende promover a redução do desperdício alimentar, disponibilizando gratuitamente “embalagens biodegradáveis aos restaurantes aderentes”, incentivando os clientes a “adotar hábitos de consumo sustentáveis”.

A Estratégia Turismo 2027 aponta o produto Gastronomia e Vinhos como um ativo estratégico qualificador do destino, o qual enriquece a experiência turística e acrescenta valor à oferta turística do território. O envolvimento com o Trade Turístico (subsetores que compõem o turismo), nomeadamente no setor da restauração é um dos objetivos da Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia, que tem como intuito contribuir para o crescimento económico da atividade turística no território da Maia.

Para este projeto dos “Fins de Semana Gastronómicos 2020”, a Maia pretende diferenciar-se, fomentando a sustentabilidade social e económica do município e incluindo boas práticas ambientais. Assim, além das atividades de animação sugeridas para os 15 restaurantes aderentes, nos jantares dos dias 25 e 26 de setembro e no almoço do dia 27, existirão outras atividades que visam complementar a oferta existente e posicionar o evento na ótica das políticas de sustentabilidade do município.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/municipio-da-maia-da-as-boas-vindas-ao-projeto-embrulha-da-lipor/