Município de Albufeira distinguido com “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

Município de Albufeira distinguido com “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

Categoria Águas, Ambiente

O Município de Albufeira voltou a receber o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). De acordo com a nota enviada à imprensa, esta é a terceira vez que a Autarquia é distinguida com um galardão que visa premiar a excelência da água, ao mesmo tempo que evidencia o rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores.

Os prémios que visam identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação de serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, foram atribuídos no dia 22 de novembro, no âmbito da 13ª Expo Conferência da Água, em Lisboa, numa cerimónia em que o Município se fez representar pela vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro das Águas e Saneamento.

Satisfeita por este reconhecimento, a autarca refere que “a distinção atribuída ao Município de Albufeira dá a garantia à população e aos milhares de turistas que nos visitam ao longo do ano que podem beber a água da torneira com confiança”.

Refira-se que a atribuição do “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora, o que significa que foram realizadas a totalidade das análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, que atingiram os 99% ao nível do cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli), bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

Reagindo a esta distinção, o presidente da Autarquia, José Carlos Rolo, sublinha a importância deste reconhecimento e refere que o galardão “atesta que a água que corre nas torneiras de Albufeira é uma água de excelente qualidade e uma das melhores do País”. O autarca recorda que “o prémio constitui uma forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Autarquia, não só no que se refere ao investimento feito ao nível da construção, renovação e modernização das infraestruturas de abastecimento de água – que no caso do nosso concelho tem que ser sobredimensionado para fazer face ao aumento exponencial da população durante a época alta – mas também no que respeita ao controlo da qualidade da água, objetivos com os quais este Executivo está fortemente comprometido”.

Destaque-se que o concelho de Albufeira fornece uma população residente de 40.828 munícipes, número que
dispara para os 85 mil de população flutuante ao longo de todo o ano e para os 400 mil durante a época alta, sendo que o volume de água fornecida atinge os 12 milhões de metros cúbicos, distribuídos ao longo de 760 quilómetros de condutas.

A iniciativa da ERSAR, que é realizada em parceria com o jornal Água & Ambiente, contou com um júri constituído por várias entidades representativas do setor, nomeadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor