Munícipio de Albufeira já financiou equipamentos de bombeiros em 900 mil euros

Munícipio de Albufeira já financiou equipamentos de bombeiros em 900 mil euros

A Câmara Municipal de Albufeira finaciou com 206.170€ um novo veículo de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA). O novo veículo tem capacidade para transportar 18 mil litros de água. A autarquia acredita que, a partir de agora, os BVA estão “melhor preparados para fazer face a incêndios urbanos e florestais”.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que a entrega do novo veículo aos bombeiros “é um momento carregado de simbolismo, uma vez que que se trata de um equipamento que vai contribuir para que Albufeira continue a ser um concelho cada vez mais seguro. É uma mais-valia para a missão dos Bombeiros, nomeadamente no que respeita ao combate aos incêndios urbanos e florestais”. José Carlos Rolo sublinhou que devido à complexidade do concelho “com imensos picos de população e a confluência de várias vias de comunicação, Albufeira é difícil sob vários aspetos, com particular incidência no que respeita à Proteção Civil, Segurança Rodoviária e Emergência Médica, pelo que a Câmara Municipal irá continuar a ajudar os Bombeiros, porque os meios de que dispõem são insuficientes e porque é impossível conceber uma sociedade sem eles”.

No período compreendido entre 2016 e 2019, a Autarquia entregou aos BVA equipamentos avaliados em mais de 900 mil euros. Em 2016, um veículo urbano de combate a incêndios e equipamento de proteção individual (317 mil e quarenta e sete euros), em 2017, comparticipação na aquisição de uma carrinha de transporte de passageiros, uma embarcação de salvamento aquático, aquisição de cem pares de botas, substituição da cobertura do quartel, aquisição de 1 veículo de cabine dupla e caixa aberta e duas motos de emergência médica (258 mil 776 euros), em 2018, equipamento de salvamento e desencarceramento e realização de obras no Quartel (137 mil 427 euros) e já em 2019, na passada quarta-feira, um veículo de combate a incêndios urbanos (206 mil 170 euros).

José Carlos Rolo frisou sentir-se muito honrado por “presidir a uma associação e a um concelho onde os nossos Bombeiros têm pugnado pela dedicação e profissionalismo” e aproveitou o momento para dar os parabéns ao comandante e aos “soldados da paz”, aos presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, que têm assinado protocolos com a corporação, e à comunidade albufeirense pela confiança que tem nos seus bombeiros e pela ajuda que também tem dado na medida das suas possibilidades.