Município de Anadia finalista dos Green Project Awards 2016

Município de Anadia finalista dos Green Project Awards 2016

Com o projeto b→AND – Serviço de Bicicletas Públicas de Anadia, o Município de Anadia é um dos finalistas da Distinção CPLP – Green Project Awards 2016 (GPA 2016).  A cerimónia de entrega de prémios da nona edição do GPA decorrerá no próximo dia 23 de janeiro, na Fundação de Serralves, no Porto.

A presença do município pertencente ao distrito de Aveiro entre os finalistas deve-se à candidatura apresentada pela autarquia na categoria “Cidades Sustentáveis”, destinada a projetos (programas, processos, produtos ou serviços) “que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano (comunidades urbanas, espaço público, infraestruturas, entre outras), no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento dos centros urbanos, nas várias dimensões da sustentabilidade, económica, social e ambiental”.

O projeto candidato – b→AND – consiste num serviço de disponibilização gratuita de bicicletas a partir de parqueamentos situados em pontos estratégicos da rede de ciclovias do concelho. Este sistema de transporte foi apresentado em setembro de 2014 e implementado em fevereiro de 2015. Inicialmente foram instalados cinco parqueamentos – em Anadia (na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais), Curia (na Estação da Curia / sede da Rota da Bairrada, e no Curia Tecnoparque), e Sangalhos (no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Municipal), tendo, no início de 2016, sido criadas cinco novas estações em tantas outras unidades hoteleiras do concelho.