Município de Esposende adere à Plataforma ODSlocal

Município de Esposende adere à Plataforma ODSlocal

O Município de Esposende aderiu à Plataforma ODSlocal, uma iniciativa que visa mapear e divulgar a adesão aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, através da mobilização dos municípios portugueses.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assinou a carta de compromisso, em cerimónia que decorreu online, com a presença de mais de 200 participantes. Pretende-se que os municípios “mobilizem os restantes atores públicos e a própria sociedade civil para objetivos que são globais”, mas “assentes em ações que se desenvolvem à escala municipal”, refere o município em comunicado.

A Plataforma ODSlocal é um projeto mobilizador e inclusivo que integra, entre outras componentes, um Portal online dinâmico, de base tecnológica, o qual permite visualizar e acompanhar os progressos de cada município em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um Plano de Capacitação de agentes municipais e um Ciclo de Eventos de grande projeção mediática.

A ODSlocal envolve como parceiros o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt.

Através do portal, de base tecnológica, será possível visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada Município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação.