Município de Esposende estabelece parceria para limpeza dos rios Cávado e Neiva

by Inês Gromicho | 27 Abril 2016 14:02

Com vista à preservação e monitorização dos Rios Cávado e Neiva, a Câmara Municipal de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com o Forum Esposendense – Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do Concelho de Esposende, Administração da Região Hidrográfica do Norte e empresa municipal Esposende Ambiente. Esta parceria, que vigorará por um período de dois anos, visa garantir a limpeza dos rios e respetivos afluentes, tarefa que será desenvolvida pela Associação Forum Esposendense, mediante a comparticipação financeira do município, no montante de 75 mil euros. A Câmara Municipal disponibilizará a cartografia necessária à identificação dos focos de poluição e divulgará as ações que forem desenvolvidas.

Caberá à Administração da Região Hidrográfica do Norte autorizar a realização dos trabalhos, acompanhar a realização dos trabalhos e apoiar tecnicamente os mesmos, e a Esposende Ambiente ficará responsável pela recolha e transporte para destino final dos resíduos recolhidos durante as ações de limpeza e pela atualização do cadastro/ inventário associado à Rede Hídrica do concelho de Esposende, com base nas informações resultantes dos trabalhos.

Através do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha, o Forum Esposendense irá registar e classificar os focos de poluição, retirando das águas as árvores arrastadas das margens, e outros resíduos verdes, bem como todo o tipo de resíduos de grandes dimensões incluindo os “monstros domésticos”. Ficará também responsável por cartografar o fundo do leito do Rio Cávado, e comparar com dados anteriores para futura monitorização da deslocação de inertes por ação das correntes, comprometendo-se ainda a disponibilizar os seus recursos técnicos e materiais sempre que necessário em ações de fiscalização tanto no Cávado como no Neiva e seus afluentes. Ainda de acordo com o protocolo, o Forum Esposendense deverá facultar o envolvimento dos jovens ou de associações nos programas ou ações de educação e sensibilização ambiental associadas a ambos os rios e deverá apresentar semestralmente um relatório das suas atividades com registo cartográfico, fotográfico e vídeo das ações desenvolvidas, para além de promover ações de vigilância durante todo o tempo de vigência do protocolo.

Por força das suas políticas de cariz ambiental e de promoção da sustentabilidade, o município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, tem vindo a realizar um vasto conjunto de ações que visam a requalificação e a valorização dos recursos naturais concelhios, muitas das quais através da celebração de inúmeras parcerias, num trabalho em rede com o envolvimento da comunidade local.

O protocolo foi subscrito pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, pelo Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Pimenta Machado, e pelo Presidente da Direção do Forum Esposendense, Fernando Ferreira.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/municipio-de-esposende-estabelece-parceria-para-limpeza-dos-rios-cavado-e-neiva/