O Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente do Município de Esposende foi novamente reconhecido, após auditoria conduzida pela entidade certificadora SGS. A conformidade do município com os requisitos das normas ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental) renovam a certificação, reafirmando o compromisso com a excelência na prestação de serviços públicos e com a sustentabilidade ambiental.
A certificação agora renovada reconhece o percurso iniciado em 2005, com a implementação de um sistema de gestão centrado no cidadão, no envolvimento dos colaboradores e na melhoria contínua. Este modelo de gestão por processos tem permitido à autarquia adaptar-se às exigências de um setor público em constante transformação, identificando e concretizando oportunidades de melhoria na resposta às necessidades da comunidade.
Foi ainda realçado o empenho de Esposende na concretização de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A par da reformulação organizacional, estão em desenvolvimento diversas iniciativas com o objetivo de garantir o desenvolvimento equilibrado do território, melhorar a qualidade do ambiente, promover padrões de produção e consumo sustentáveis e evoluir para uma sociedade mais solidária e baseada no conhecimento.