Município de Loulé apresenta projetos para promover sustentabilidade ambiental

Município de Loulé apresenta projetos para promover sustentabilidade ambiental

A Câmara Municipal de Loulé apresentou, esta segunda-feira, alguns dos projetos em curso que têm em vista a sustentabilidade ambiental para o Concelho. Desde logo, a Estratégia Municipal sobre as Alterações Climáticas, um instrumento estratégico na adaptação do território e da gestão e ação municipal às mudanças climáticas, elaborado no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local), trabalho ainda a decorrer, mas cujas etapas de desenvolvimento e principais resultados irão ser apresentados.

O Município de Loulé considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. Assim, esta Estratégia pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o Concelho na linha da frente a nível nacional, no que diz respeito a estas matérias, através de da implementação de um conjunto de 28 Opções de Adaptação, que têm como objetivo diminuir as vulnerabilidades atuais e futuras do Município, aumentar a sua capacidade adaptativa face aos eventos extremos projetados, salvaguardar o seu património humano, natural e material e contribuir para aumentar a consciencialização e a capacitação da população.

Outro dos destaques do concelho é a “Promoção da Mobilidade Sustentável”, processo de adaptação da cidade de Loulé a um modelo sustentável e eficiente de mobilidade, como caso piloto para futura aplicação aos demais aglomerados urbanos. Outra das iniciativas municipais é a ação “Uma Praça no meu Bairro”, cujo principal objetivo é fortalecer a coesão social e melhorar a qualidade urbana das áreas residenciais, através da criação de espaços verdes, zonas de estadia, de diversão infantil e de desporto informal.

Foi ainda apresentada a Marca “Loulé Adapta”. Uma marca assertiva que passará a fazer parte do dia-a-dia de os que vivem Loulé.