Município de Moita promove ação de formação sobre hortas biológicas

Município de Moita promove ação de formação sobre hortas biológicas

A Câmara Municipal de Moita, através do Curso de Tempos Livres “Mãos à Horta”, lança um desafio: “Como fazer uma horta biológica na sua varanda ou no seu quintal”. O curso já está disponibilizado online.

“Gostava de fazer uma horta biológica? Tem um quintal ou uma varanda onde caibam alguns vasos?” Estas são algumas questões lançadas no curso. De acordo com o município, a ação de formação ajuda, passo a passo, a fazer uma horta biológica. Além disso, aborda temas como Preparação do Terreno, Fertilização, Sementeira, Plantação, Método Bio e Bio-intensivo, Rotação e Consociações, Horta em Varanda, Sebes/Limitação Natural, Observação e Manutenção da Horta, Pragas e Auxiliares e Compostagem.

A Moita é um concelho em que a ruralidade está presente, mas onde existem polos urbanos onde a ligação à terra se tornou praticamente inexistente. Em comunicado, o município lembra que a criação de hortas biológicas permite, através do processo de compostagem, a absorção de parte substancial de resíduos orgânicos domésticos, os quais voltam à terra, completando um ciclo. A absorção local de resíduos e a produção local de hortícolas de acordo com métodos biológicos contribui para a “redução das emissões de gases de efeito de estufa e da pegada ecológica em geral”, reduzindo também o “espaço usado para depósito de resíduos em aterro”, refere a autarquia.