Municípios de Cascais, Mafra e Sintra arrancam com processo participativo para criação de Área Marinha Protegida

A Fundação Oceano Azul, em parceria com os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, assinalou esta quarta-feira, 10 de setembro, a primeira exibição da Expedição Científica Oceano Azul Cascais | Mafra | Sintra e ainda o anúncio do arranque do processo participativo para a criação da Área Marinha Protegida de Iniciativa Comunitária.

A base científica desse compromisso foi reforçada pelos resultados da expedição científica que estudou a área ao longo da zona costeira dos três municípios. O Governo português reconheceu igualmente a relevância do projeto, tendo disponibilizado um milhão de euros para a realização de estudos complementares, reconhecendo o valor natural e estratégico da zona costeira que os três municípios partilham. O restante financiamento passa pelos três municípios envolvidos, reafirmando assim os compromissos locais assumidos na conservação do oceano.

Passados cerca de três anos da expedição, e ultrapassados os trâmites técnico-administrativos que condicionaram o avanço do projeto, estão agora reunidas as condições para retomar os trabalhos no terreno.

Com o arranque dos estudos dos valores naturais e o desenvolvimento dos estudos socioeconómicos, será possível consolidar a base científica e técnica que sustentará o processo participativo, cujo início está previsto para ainda este ano. Este processo permitirá envolver as comunidades locais na definição da proposta final da Área Marinha Protegida, reforçando o carácter participativo e integrado da iniciativa.