Mystic Invest apoia combate ao tráfico ilegal de espécies selvagens

Mystic Invest apoia combate ao tráfico ilegal de espécies selvagens

A Mystic Invest, holding que inclui as empresas DouroAzul, World of Discoveries, Nicko Cruises e Mystic Cruises, associou-se à Declaração de Buenos Aires do World Travel and Tourism Council (WTTC) sobre o combate ao tráfico ilegal de espécies selvagens e o desenvolvimento de práticas turísticas sustentáveis que respeitem os ecossistemas naturais. O CEO Mário Ferreira assinou hoje o documento que reúne 43 co-signatários, entre as quais a Google, a Emirates, a National Geographic, a Royal Caribbean, o Marriott, a Thomas Cook, a Airbnb, a American Express ou o TripAdvisor.

“Numa altura em que a conservação do nosso planeta se encontra em debate, é importante que as empresas do setor do turismo assumam uma posição pró-ativa e liderem estes esforços de preservação do ambiente e da fauna”, disse Mário Ferreira, segundo avança um comunicado emitido esta quinta-feira. “As nossas empresas, especificamente as do setor dos cruzeiros, têm vindo a implementar boas-práticas ao nível da sustentabilidade, algumas das quais felizmente têm vindo a ser adotadas pelo resto da indústria, e foi com naturalidade e entusiasmo que desde a primeira hora fizemos questão de estar presentes e de assinar esta declaração”, acrescenta.

A Mystic Invest informa ainda que foi assinada uma parceria com a Rolls-Royce para equipar o primeiro de uma série de navios oceânicos do grupo, o World Explorer, com os motores híbridos e eco-eficientes. Atualmente em fase final de construção em Viana do Castelo, o World Explorer será o primeiro de uma gama de navios oceânicos desenvolvidos para a realização de cruzeiros em destinos omo a Antártida ou o Ártico. Em reunião com Mário Ferreira, o Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, manifestou o seu entusiasmo e reforçou que espera de braços abertos a chegada deste novo navio para a Antártida já final deste ano, e que terá com base a cidade argentina de Ushuaia.

Entre os processos de inovação em sustentabilidade que a Mystic Invest tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, destacam-se: a implementação de painéis solares nos seus navios no Douro, a implementação de sistemas de iluminação LED e de Estações de Tratamento de Águas Residuais a bordo ou a integração de sistemas de alimentação energética que permitem conetar os navios à rede elétrica diminuindo a necessidade de utilização dos motores quando atracados.