“Natureza Morta” de Bordalo II marca Cerimónia de abertura do BIOBLITZ

“Natureza Morta” de Bordalo II marca Cerimónia de abertura do BIOBLITZ

Categoria Advisor, Agenda

Decorreu no dia 1 de abril, no Parque de Serralves a cerimónia de abertura da 6.ª edição do BIOBLITZ, com a presença do Conselho de Administração da Lipor, Mecenas exclusivo do evento, e do Conselho de Administração de Serralves.

O ponto alto desta cerimónia foi a inauguração de um conjunto escultórico do artista Bordalo II, com nove esculturas, comissionadas pela Lipor, especialmente para este evento.

Com uma técnica mista sobre assemblage de diversos tipos de plásticos de alta densidade em final de vida útil, que lhe é característica. Esta composição, intitulada “Natureza Morta” é composta por “nove conjuntos de frutos e legumes elaborada com desperdício de plástico com o intuito de nos fazer refletir sobre a relação entre a sustentabilidade ambiental e a qualidade dos alimentos que consumimos”, lê-se em comunicado.

Nas palavras do próprio artista “chegámos a um momento crucial em que as nossas escolhas vão definir a qualidade de vida do nosso presente e futuro. A preocupação e o posicionamento ecológico não são metas ligadas apenas à preservação da fauna e flora do planeta, são, neste momento, uma necessidade vital para garantir a sobrevivência da nossa própria espécie.”

No final do evento, e de modo a dar continuidade ao processo de reflexão, cada uma destas nove esculturas será instalada nos municípios associados da Lipor e na Lipor como forma de nos alertar para a importância de uma cidadania consciente.

As escolas, que já marcaram presença significativa neste primeiro dia terão, ao longo da semana de 1 a 5 de abril, a possibilidade de realizar visitas exclusivas onde poderão participar num conjunto alargado de atividades.

No fim-de-semana de 6 e 7 de abril podem participar na inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas do Parque, de forma totalmente gratuita e aberta, famílias, pais, professores, alunos e todos os que queiram fazer parte deste evento.

Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o BIOBLITZ é aberto a todos. Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves.

Consulte o programa aqui.