Navigator “planta” parque arborizado no campus da Nova SBE

A The Navigator Company, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e Fundação Alfredo de Sousa inauguraram esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, um parque arborizado no campus de Carcavelos, com a designação de “Navigator Park”.

Através dos seus Viveiros Aliança – um dos maiores viveiros de plantas florestais da Europa –, a The Navigator Company doou as árvores, bem como os serviços de consultoria técnica necessários à arborização do parque, que conta com uma área de 3.000 m2, de forma a garantir o sucesso vegetativo do mesmo. Após realização do diagnóstico ao espaço, deu-se início à plantação da área com a quantidade e espécies mais adequadas, refere a empresa, num comunicado.

Com este novo parque arborizado, a Navigator, a Nova SBE e a Fundação Alfredo de Sousa pretendem criar um espaço de lazer e recriação para a comunidade escolar e municipal e, em simultâneo, estimular a biodiversidade local, através da plantação de árvores e arbustos de grande, médio e pequeno porte, e também herbáceas, num total de 7.900 plantas de 20 espécies diferentes. Na seleção das plantas foi tido em conta o dinamismo de cor das mesmas ao longo do ano, um fator que contribui para promover um efeito atrativo e interessante no espaço, bem como a melhor adaptação às condições do clima e solo.

A biodiversidade no novo parque é, assim, assegurada pela Navigator, tal como o faz nas florestas que gere através de uma estratégia de conservação que permite proteger habitats importantes. Todos os anos, segundo a empresa, os viveiro dão vida a mais de 12 milhões de árvores e produzem 135 espécies diferentes de árvores e arbustos. Atualmente, estão identificadas 241 espécies de fauna e 800 espécies e subespécies de flora nas florestas sob sua gestão.

A ação de arborização, que decorreu no dia 5 de fevereiro, contou com a participação da comunidade escolar do concelho de Cascais, onde se encontra localizada a Nova SBE, bem como dos cidadãos. A The Navigator Company, através do projeto My Planet, desenvolveu uma ação de sensibilização no local, com a presença de um carrinho do projeto e distribuição das suas revistas, com o objetivo de motivar a comunidade para um futuro mais sustentável.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de António Redondo, CEO da The Navigator Company, Daniel Traça, Dean da Nova SBE, e Miguel Pinto Luz, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, fundação que tem por missão a gestão e manutenção do campus, pela angariação de novos benfeitores e de novos donativos e pela aposta numa política ativa de fund raising. Além destes, toda a comunidade da instituição de ensino esteve presente (alunos, professores e funcionários), de forma a celebrar a inauguração do “Navigator Park”.

Viveiros Aliança contribuem para a conservação da biodiversidade

A produção de plantas, nos Viveiros Aliança, perfeitamente adaptadas às características do solo e do clima, tem por base o investimento realizado pela Empresa em Investigação e Desenvolvimento (I&D), nomeadamente através da parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação de Florestal e Papel, fundado em 1996, que integra uma vasta equipa de investigadores, técnicos e bolseiros de I&D, os quais estão em estreita colaboração com as áreas operacionais (florestal e industrial) da The Navigator Company. A Empresa é, além da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, uma das sócias do Instituto.

O RAIZ envolve, também, uma vasta rede de universidades e centros de I&D, a nível nacional e internacional, sendo um dos centros de investigação de referência a nível mundial, promotor do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia baseada na floresta de eucalipto. É, também, reconhecido como entidade do Sistema Científico-tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do protocolo assinado entre as três instituições, onde a The Navigator Company surge como parceiro institucional da Nova SBE e da Fundação Alfredo de Sousa,