Nestlé instala guarda-sóis que melhoram a qualidade do ar

Nestlé instala guarda-sóis que melhoram a qualidade do ar

Categoria Advisor, Empresas

A Nestlé Professional, através da marca Buondi, está a renovar as esplanadas através da instalação de guarda-sóis que neutralizam os gases libertados pelos veículos automóveis e outras substâncias nocivas, tornando o ar mais limpo, pode ler-se num comunicado.

Esta inovação é fruto da parceria da Nestlé Professional com a Ezpeleta, parceiro estratégico da Nestlé Portugal que, com recurso à nanotecnologia, desenvolveu um tecido impregnado de água e dióxido de titânio, que ao receber os raios solares ativa uma espécie de fotossíntese e limpa o ar de substâncias nocivas. A sua ativação é eficaz mesmo em dias nublados. Este projeto foi ainda distinguido no ano passado com o primeiro lugar no Prémio de Sustentabilidade Nestlé para Fornecedores, que se destacou pelo seu pioneirismo e por apresentar um efeito de escala muito benéfico para o ambiente, lê-se num comunicado divulgado pela Nestlé.

Nos últimos meses a sua aplicação tem sido estendida às restantes marcas de café: Sical, Christina e Tofa, pelo que foram já colocadas cerca de 3.500 unidades em esplanadas de norte a sul do país. Esta quantidade corresponde a cerca de 30% da totalidade de guarda-sóis colocada anualmente nos pontos de venda. Cada um destes guarda-sóis, fabricados em Portugal, absorverá a mesma quantidade de gases contaminantes que é produzida por um carro a diesel que percorra anualmente 20 mil kms.

“Criar alianças com os nossos fornecedores estratégicos e clientes é, para nós, um pilar fundamental e por isso dedicamos os nossos esforços à inovação. Com ações como esta, queremos estar cada dia mais próximos do nosso objetivo de nos tornarmos uma referência ativa em sustentabilidade para o grande setor profissional HORECA” afirma João Graça, marketing Manager da Nestlé Professional, acrescentando que “esta é mais uma iniciativa que visa promover uma cadeia de valor responsável, que inclui a sensibilização dos seus clientes para a sustentabilidade, empreendendo iniciativas que favoreçam o bem-estar de todos”.

Também no que diz respeito à incorporação de plástico reciclado há novidades. Segundo o comunicado divulgado pela Nestlé, os resultados alcançados em 2021 são oito vezes superiores aos que haviam sido implementados no ano passado: “as cadeiras das marcas Nestlé são agora feitas a partir de mais de 40 toneladas de plástico reciclado e as mesas, mais especificamente os tampos, a partir de cerca de 25 toneladas de plástico reciclado”. Com esta mudança, a Nestlé deixou de comprar mais de 45,5 toneladas de material não reciclável. Também nos canais de retalho, os materiais de marca Buondi e Sical já são “100% produzidos com material reciclável e 90% com materiais com certificação FSC (Forest Stewardship Council)”, entidade de certificação florestal de âmbito internacional.

Estes são mais alguns passos na estratégia ambiental da Nestlé, que tem como objetivo melhorar, de ano para ano, os seus indicadores ambientais, cumprindo o objetivo de proteger os recursos para as gerações futuras.