“No Meu Quintal” quer tornar todos os quintais mais verdes e ecológicos

“No Meu Quintal” quer tornar todos os quintais mais verdes e ecológicos

O projeto “No Meu Quintal” é um projeto de ciência cidadã promovido pela Rio Neiva – Associação de Defesa Ambiente em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Esposende. Num comunicado partilhado à imprensa, a organização indica que o projeto tem como finalidade “conhecer o que se passa pelos quintais dos portugueses. Estamos preocupados em tornar o quintal num espaço mais verde e ecológico”.

Desde fevereiro que já estão em marcha: “Estamos a conhecer o que acontece pelos quintais em nosso redor. Queremos recolher hábitos, rotinas, práticas sustentáveis e ecológicas, bem como perceber o uso real de pesticidas e fertilizantes no quotidiano desses quintais (o que se usa, quanto se usa e em quê). Interessa-nos o contributo de qualquer pessoa que tenha um quintal com jardim ou uma horta para consumo doméstico. Todo o trabalho pretende ser feito a par com quem nele queira participar”, explica a organização.

O projeto vai acontecer em três fases. A primeira será a de recolha de informação online com uma série de perguntas chave para aquilo que pretendemos saber. Quanto maior o número de participantes, maior a qualidade dos dados recolhidos.

Na segunda fase, irão visitar alguns dos quintais inscritos e realizar um documentário que pretende abordar a relação entre as pessoas e o espaço. Numa altura em que é solicitado a ficar em casa, o quintal, mais do que nunca, ganha especial importância. Ainda nesta fase, serão promovidas ações de sensibilização e partilha de informação sobre a temática para todos os interessados.

Por fim, na terceira e última fase, será desenvolvido e publicado um Manual de Práticas Sustentáveis. Este Manual estará disponível para orientar e ajudar quem quiser a tornar o seu quintal mais “verde” e ecológico. As práticas serão recolhidas ao longo de todo o projeto, com os diferentes contributos dos participantes.

A organização refere também que irá ser apresentado e divulgado o documentário com toda a informação compilada ao longo dos meses. “No Meu Quintal” recebeu financiamento da União Europeia, através do programa “Horizon 2020 research and innovation”, apoiado através do projeto Europeu de ciência cidadã ACTION.

Foto cedida pela Rio Neiva - Associação de Defesa Ambiente