Noctula realiza conferência sobre Responsabilidade Ambiental em Viseu

Noctula realiza conferência sobre Responsabilidade Ambiental em Viseu

Categoria Advisor, Agenda

A Noctula – Consultores em Ambiente, em parceria com o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), irá realizar no dia 11 de maio, no Auditório da ESTGV, uma Conferência dedicada à Responsabilidade Ambiental. A iniciativa tem como objetivo avaliar o caminho percorrido pelo Regime Jurídico da Responsabilidade Ambiental e será uma oportunidade para garantir a conformidade legal das empresas, envolvendo responsáveis pela gestão ambiental e gestão de topo, seguradoras, consultores da área ambiental, juristas e estudantes de todas estas áreas.

Esta conferência contará com intervenção da Eng.ª Regina Vilão – Chefe de Divisão de Responsabilidade Ambiental e Solos Contaminados da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que fará um enquadramento da Responsabilidade Ambiental em Portugal.

Para uma análise detalhada da aplicação do Diploma da Responsabilidade Ambiental, a conferência terá no painel de oradores a Dr.ª Sofia Sá, Jurista e Autora do livro “Responsabilidade Ambiental – Operadores Públicos e Privados”.

O Dr. Pedro Ribeiro e Silva, Diretor Jurídico da MAPFRE Seguros, também estará presente nesta conferência e irá apresentar o tema, “Visão das Seguradoras – Garantias Financeiras”, com a finalidade de avaliar o regime em vigor e a sua aplicabilidade e eficiência práticas.

A iniciativa terá ainda a presença de um representante da indústria, que fará uma intervenção sobre a “Visão do Operador Industrial – Casos de Aplicação do Diploma”.

Estarão ainda representados vários diretores executivos de empresas de Consultoria Ambiental, como a Base Sustentável, que contará com a intervenção da Eng.ª Paula Mata, CEO da empresa, com o tema “Avaliação de Risco – Como avaliar os riscos ambientais?”. O Eng.º Pedro Silva-Santos, CEO da Noctula – Consultores em Ambiente, irá expor o tema “Importância da Situação de Referência” e por fim, a Dra. Marta Lampreia, CEO da ECO-Partner, abordará o tema “Responsabilidade Ambiental no Retalho Automóvel – Avaliação de Riscos e Medidas Práticas de Mitigação”.

A conferência terminará com um debate sobre as principais dificuldades e potenciais melhorias, na aplicação do Diploma da Responsabilidade Ambiental.