#NosCantosdeMinhaCasa é a mais recente ação da ERP Portugal que quer levar os portugueses a reciclar

#NosCantosdeMinhaCasa é a mais recente ação da ERP Portugal que quer levar os portugueses a reciclar

Categoria Ambiente, Resíduos

A ERP Portugal desafia os portugueses a fazer um limpeza aos cantos de casa: a ação #NosCantosdeMinhaCasa visa levar a população a reciclar os resíduos elétricos e eletrónicos esquecidos.

As dúvidas mais simples no que diz respeito aos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) são agora respondidas nas redes sociais da ERP Portugal. Durante o mês de março, a entidade gestora terá então a decorrer o desafio #NosCantosdeMinhaCasa, no qual serão percorridas as várias divisões das casas relembrando os diferentes equipamentos que podem estar esquecidos e aos quais já se devia ter dado uma nova vida, entregando-os para reciclagem.

No comunicado enviado à imprensa, a ERP Portugal dá várias sugestões que devem ser tidos em conta: Por exemplo, ao adquirir-se uma nova máquina de lavar, o estabelecimento onde se fez a compra é obrigado a recolher gratuitamente o eletrodoméstico avariado equivalente. Já no caso de pequenos equipamentos, como telemóveis antigos, leitores de música, consolas, comandos, entre outros, devem ser colocados no Depositrão, presente em milhares de locais por todo o país (lojas, espaços comerciais, escolas, empresas e entidades). Aos adeptos das compras online, a ERP Portugal dá nota que, mesmo para os pequenos equipamentos, a recolha de equipamentos equivalentes na compra de um novo é igualmente obrigatória e gratuita. A pesquisa dos pontos de recolha destes resíduos está disponível aqui.

Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, revela que o desejo desta entidade é que “os portugueses aproveitassem o confinamento ou aquela típica limpeza de primavera para fazerem esta vistoria a gavetas, armários e arrecadações. É importante que os equipamentos avariados ou aos quais já não damos uso sejam encaminhados corretamente, permitindo o tratamento das substâncias nocivas que podemos encontrar no seu interior e garantindo a reciclagem dos materiais. Esta é uma atividade que pode ser feita em família e tornar-se um hábito partilhado por todos, rumo ao mesmo objetivo: contribuir para um planeta mais limpo e saudável!”

Nas próximas semanas haverá mais dicas em diferentes divisões a serem desvendadas no Linkedin, Instagram ou Facebook da ERP Portugal.