Nosso Shopping promove demonstração de mobilidade ecológica

Nosso Shopping promove demonstração de mobilidade ecológica

O Nosso Shopping, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, serve de palco para uma mostra sobre soluções de mobilidade ecológica. A iniciativa decorre este domingo, dia 15 de julho, pelas 10h00, e junta parceiros, várias gamas e test drives. O evento “O Futuro é Hoje”, realizado em parceria com o concessionário automóvel, Irmãos Leite, conta ainda com a presença de Manuel Reis, fundador e membro do Conselho Diretivo da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

O programa começa com a apresentação do Hyundai IONIQ, o primeiro automóvel com três motorizações elétricas: Hybrid, Plug-in e Electric, e prossegue com a intervenção de Manuel Reis, sob o tema “O Futuro é Hoje”. A manhã continua com a demonstrações da gama IONIQ. A partir das 12h00, a marca disponibiliza test drives aos clientes que pretendam experimentar estes automóveis, que proporcionam tudo aquilo que se pode esperar de um veículo convencional, com todas as vantagens ambientais e económicas associadas à condução elétrica.

O IONIQ Híbrido foi, aliás, premiado com a pontuação máxima de cinco estrelas no teste de sistema de segurança EURO NCAP, o que lhe garantiu o prémio de veículo Ecológico do Ano 2017. Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a venda de veículos elétricos quase triplicou (+170,9%) em Portugal entre janeiro e abril, na comparação homóloga, num total 1.184 viaturas.

Em maio, a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA) assinalava que a escolha por energias alternativas na União Europeia tinha aumentado no primeiro trimestre 26,9%, com o registo de carros com baterias elétricas a crescer 34,3% e de híbridos ‘plug-in’ a avançar 60,2%. Nos 28 Estados membros foram vendidos quase 140 mil carros híbridos elétricos, numa subida de 25,7%.

Nestes três meses, em Portugal foram vendidos 726 carros elétricos (+96,7%), 794 híbridos plug-in (+104,1%) e 1.664 híbridos (+64,3%). O total de carros movidos a energias menos poluentes foi de 3.777 (+75,2%).

O Governo manteve para 2018 o incentivo de 2.250 euros na compra de carros 100% elétricos, enquanto para quem compra veículos de duas rodas irá receber 20% do valor de compra, até ao máximo de 400 euros. A dotação global é de 2,65 milhões de euros.