Nova base de betão promete melhor aproveitamento solar de painéis fotovoltaicos

A Cimenteira do Louro (ACL), empresa de materiais de construção, desenvolveu uma base em betão para fixação de painéis solares que promete ser mais económica e mais eficiente no aproveitamento da luz solar. A nova estrutura foi desenvolvida em parceria com as empresas Ecoinside, especializada em energias limpas, e Presdouro, de produção de artefactos industriais para construção.

De acordo com a ACL, a nova base em betão “permite instalar painéis solares tanto em coberturas de edifícios como no solo”. Num comunicado, a empresa avança que as estrutura para coberturas pesam cerca de 65 quilos, aos passo que as estruturas para o solo pesam cerca de 615 quilos.

A estrutura para o solo “permite um melhor aproveitamento da energia solar de acordo com a morfologia do terreno”, considera Dinis da Silva, CEO da ACL, uma vez que permite ajustar a inclinação da base em seis posições diferentes, “variando entre 5 e 30 graus”.

O responsável explica que estas bases de betão “dispensam perfurações e equipamentos metálicos para a ancoragem”. São produzidas em fábrica e posteriormente transportadas pela ACL para o local onde ficam instaladas.

O produto, conclui o CEO da empresa de materiais de construção, “foi pensado para rentabilizar ao máximo os projetos de produção de energia verde, garantindo resistência a agentes químicos e atmosféricos”.