Nova direção da ACEMEL toma posse para reforçar representatividade dos associados no futuro do setor
A Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado (ACEMEL) elegeu a direção para o próximo mandato (biénio 2025-2027). João Nuno Serra, CEO da Enforcesco (Yes Energy), foi reconduzido enquanto líder da associação.
Ao longo do mandato que agora cessa, foram alargados os números de empresas associadas, que agora, com as recentes entradas da Fortia, Moeve, Zug Power e Engie, somam as 23, o que é um real reconhecimento do trabalho desenvolvido até à data, e consolidou-se o papel da sua conferência anual enquanto fórum de debate fundamental para o setor energético em Portugal, e que terá este ano a sua quarta edição.
É ambição da equipa que agora inicia o seu mandato o reforço do papel dos seus associados na agregação e formalização dos Purchase Power Agreements (PPAs), bem como contribuir para a dinamização dos mercados dos gases, nomeadamente os renováveis, de que é exemplo o biometano. Um outro tema que tem vindo a merecer a atenção da associação prende-se com a efetiva extinção da tarifa regulada da eletricidade, contribuindo para um maior dinamismo e competitividade do mercado.
“É com um profundo orgulho e sentido de missão que, em conjunto com os restantes membros da direção, aceito liderar a ACEMEL em mais um mandato. O setor energético atravessa um processo de transformação acelerada, em que a tecnologia desempenha um papel fundamental, com um conjunto crescente de entidades relevantes para o setor. Acredito no papel fundamental que a associação desempenha de ligação entre todos, dos clientes aos produtores e às empresas inovadoras que entram no mercado. Queremos continuar a ser uma voz ativa, construtiva e fundamentada na definição das políticas e das soluções que moldarão o futuro da energia em Portugal”, sublinha João Nuno Serra, presidente da ACEMEL. “O crescimento do número de associados e, por consequência, a nossa crescente representatividade, é uma clara demonstração desse reconhecimento”.
Regulação, Riscos e Oportunidades em debate na 4.ª edição da Conferência Anual da ACEMEL
No próximo dia 5 de novembro tem lugar a IV Conferência Anual da ACEMEL. A sessão terá lugar no auditório da AESE Business School, em Lisboa.
Os principais temas em destaque incluem a evolução dos custos globais do sistema e o seu impacto na competitividade, a nova arquitetura do Mercado Europeu da Energia, os PPA’s (Power Purchase Agreements) como instrumentos de financiamento da transição energética e os riscos e oportunidades para os comercializadores num cenário regulatório em mudança.