A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) anuncia o lançamento do Prémio Professor Fernando Santana – uma distinção que visa reconhecer e incentivar soluções inovadoras e sustentáveis na engenharia sanitária. O galardão presta homenagem ao Professor Fernando Santana, Diretor da NOVA FCT entre 2006 e 2018 que tornou a instituição numa research oriented school competitiva a nível internacional.
Com candidaturas abertas até 31 de maio de 2025, o prémio está dividido em duas categorias:
- Categoria Académica: Destinada a alunos e investigadores que tenham desenvolvido dissertações de mestrado ou teses de doutoramento em instituições de ensino superior portuguesas entre 1 de setembro de 2022 e 31 de dezembro de 2024.
- Categoria Profissional: Reconhece empresas e organizações públicas ou privadas que tenham desenvolvido projetos inovadores na gestão da água e dos resíduos, concluídos nos anos de 2023 ou 2024.
Os vencedores da Categoria Académica, tanto na vertente de dissertações como de teses, receberão um prémio no valor de 500 euros. Na Categoria Profissional, o reconhecimento será feito através de uma menção de prestígio, materializada num troféu ou diploma.
A distinção tem como objetivos fomentar a investigação e a implementação de soluções sustentáveis para desafios na engenharia sanitária, promover boas práticas no setor e reforçar a transferência de conhecimento entre o meio académico e o tecido empresarial.
Os candidatos devem submeter as suas propostas através do portal da NOVA FCT, após consulta do regulamento e preenchimento do formulário de candidatura. Os resultados serão divulgados até 30 de junho de 2025.
O Prémio Professor Fernando Santana conta com um júri composto por especialistas em engenharia sanitária, sustentabilidade e inovação, incluindo representantes da NOVA FCT e de entidades parceiras.