Nova solução da EDP regista poupança de até 60% no custo com energia para aquecimento de água

A EDP, através da EDP Ventures, anuncia um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros na Mixergy, uma startup britânica que desenvolveu uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial para reduzir de forma significativa o custo com o aquecimento de água.

Recorrendo a técnicas de machine learning, a tecnologia presente na solução da Mixergy precisa de apenas duas semanas para analisar os padrões de consumo de cada família e passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa, da forma mais rentável possível em cada ocasião: “de noite, utiliza a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã; e durante o dia, utiliza o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes, tornando este aquecimento grátis e maximizando os benefícios de uma solução solar para autoconsumo”, explica a EDP, numa nota publicada.

Ao investir nesta startup e trazer esta inovação para Portugal, a empresa pretende apoiar o desenvolvimento de soluções que acelerem a eficiência energética e contribuam para a descarbonização das residências, tornando os consumos das famílias mais económicos e sustentáveis.

“É cinco vezes mais rápida a aquecer a água do que um termoacumulador convencional e separa a água quente da fria”

Esta solução acaba de chegar ao mercado português através da EDP Comercial, que realizou testes-piloto com famílias de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. “Os primeiros resultados demonstram uma poupança de até 60% na energia utilizada para aquecer água, que poderá ser ainda superior numa casa que utilizava anteriormente um equipamento de aquecimento de águas a gás”, adianta a empresa.

Para além da poupança financeira, a solução da Mixergy é “cinco vezes mais rápida a aquecer a água do que um termoacumulador convencional e separa a água quente da fria”, o que permite aquecer apenas a água necessária para consumo, maximizando a eficiência energética daquela habitação e reduzindo a pegada de carbono do agregado familiar. O termoacumulador solar EDP – Mixergy é monitorizado através de uma app, sem precisar de intervenção humana para garantir os melhores resultados. Por se comportar como uma “bateria de água para residências, a solução maximiza o aproveitamento de fontes de energia renovável para autoconsumo, reduzindo de forma significativa a energia injetada na rede”, frisa a mesma nota.