Novo ciclo de desenvolvimento do CEiiA com foco na sustentabilidade

Novo ciclo de desenvolvimento do CEiiA com foco na sustentabilidade

O CEiiA – um centro de engenharia e desenvolvimento de produto e serviço que pensa a tecnologia a partir da sustentabilidade (Sustainability by Design) – é uma referência internacional na área da mobilidade sustentável, com um percurso marcado numa 1.ª fase por preocupações ao nível da redução de tempos e custos da mobilidade, que deu origem à mobilidade elétrica e, mais tarde, a mobilidade como um serviço.

Este novo ciclo de desenvolvimento do CEiiA, marcado pela colaboração com diferentes empresas da área da energia, transportes e comunicações tem como objetivo a neutralidade carbónica das cidades, tendo como instrumento central a Plataforma de Sustentabilidade AYR, que é hoje uma referência para a ONU (United Nations Global Compact – Cities Programme).

Esta plataforma, pode integrar com qualquer sistema de mobilidade e é a primeira, a nível mundial, que quantifica, valoriza e transaciona emissões evitadas de CO2, recompensando e incentivando comportamentos sustentáveis.

A plataforma de sustentabilidade AYR, representa uma nova abordagem aos mercados de carbono, valorizando as emissões evitadas, está em implementação em cidades como Matosinhos, Cascais, Copenhaga, São Paulo e Nova Iorque, envolvendo diferentes tipologias de operadores (energia, comunicações, transportes, entre outros).

GoWithFlow, subsidiário da GALP, assume propriedade do sistema mobi.me

A valorização de mais de uma década de trabalho do CEiiA na área da mobilidade elétrica culmina com a cedência total do sistema mobi.me e respetiva equipa de desenvolvimento para a GoWithFlow, detida pela GALP.

O CEiiA tem vindo, desde 2008, a trabalhar na mobilidade sustentável, inicialmente no programa de mobilidade elétrica lançado em Portugal, no qual a organização desempenhou um papel fundamental ao contribuir decisivamente para a liderança do nosso país na mobilidade elétrica, colocando Portugal na linha da frente como primeiro país a criar uma rede de carregamento elétrico interoperável de âmbito nacional e acesso universal.

Este percurso tem permitido não só posicionar a organização como uma referência internacional na área da mobilidade sustentável, como também induzir partir do CEiiA a emergência de uma nova geração de empresas de base tecnológica que podem vir a liderar as grandes transformações que iremos assistir na área da mobilidade urbana nos próximos anos.