Novo Prémio Conceição Martins reconhece liderança feminina na Educação Ambiental

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em conjunto com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE/IPB) e a Fundação Aga Khan Portugal (AKF Prt), anunciou a abertura do período de candidaturas à primeira edição do Prémio Conceição Martins de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, um novo prémio de âmbito internacional que homenageia a Professora Doutora Maria da Conceição da Costa Martins, figura maior da Educação Ambiental em Portugal.

O prémio pretende reconhecer o trabalho de mulheres que contribuem para transformar práticas educativas, políticas públicas e comunidades através da sustentabilidade, celebrando ao mesmo tempo o excecional legado académico, científico e cívico de Conceição Martins.

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de janeiro de 2026, até às 23h59 (hora de Lisboa), devendo ser enviadas para os endereços eletrónicos eseb@ipb.pt e geota@geota.pt.

Podem concorrer projetos implementados no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade ou trabalhos académicos concluídos, incluindo teses, dissertações e relatórios de mestrado ou doutoramento. São elegíveis exclusivamente trabalhos e projetos coordenados ou realizados por mulheres, valorizando abordagens inovadoras, impacto social e ambiental, contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2030, bem como potencial de replicação e trabalho em rede.

O prémio atribui 1.000 euros a cada vencedora, bem como diploma e distinção honorífica, podendo o júri conceder menções especiais.

Os resultados serão comunicados a 28 de fevereiro de 2026. A cerimónia de entrega terá lugar no dia 9 de março de 2026, durante o Congresso Internacional EAS, que decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, integrando o programa principal do evento.

Sobre esta primeira edição, o presidente do GEOTA, Américo Ferreira, destaca: “este novo prémio nasce do legado inspirador da Professora Conceição Martins. Acreditamos que reconhecer e apoiar o trabalho de mulheres na educação ambiental é essencial para acelerar a mudança que o país e o planeta exigem. Com este prémio, queremos honrar a sua memória e incentivar projetos e investigações que continuem a transformar a sociedade através da educação para a sustentabilidade”.