A GS1 Portugal acaba de lançar um novo Serviço de Eficiência Energética e João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo, conta tudo sobre esta proposta à Ambiente Magazine.
Qual o novo serviço da GS1 Portugal, focado na eficiência energética?
Trata-se do novo Serviço de Eficiência Energética da GS1 Portugal, o quarto do nosso portefólio de serviços de sustentabilidade. Dividido em três módulos – Custo-eficiência da Energia Elétrica, Certificação Energética e Plano de Otimização de Eficiência – o novo serviço apoia a comunidade empresarial na otimização da utilização que faz da energia elétrica, analisa e faz a instrução do processo de certificação do desempenho energético do edifício ou das instalações em que a empresa opera e disponibiliza-lhe um plano de melhorias que visam maior eficiência, não só energética, mas também de processos, na utilização de outros recursos, equipamentos ou mesmo nas parcerias de negócio.
A quem se destina?

O Serviço de Eficiência Energética da GS1 Portugal é transversal a toda a atividade empresarial e institucional, ou seja, destina-se a toda a comunidade empresarial (micro, pequenas, médias e grandes empresas), entidades públicas e privadas de caráter não lucrativo. Ao incidir sobre a disponibilização às empresas e organizações o acesso a uma commodity crítica – o fornecimento de energia elétrica – ao preço mais económico do mercado, complementando esse fator de poupança com uma análise do desempenho energético e um plano de otimização de eficiência, o Serviço de Eficiência Energética é relevante para todas as organizações que procurem a competitividade pela eficiência e que encontrem em ambas respostas aos seus compromissos com a sustentabilidade. Cada um dos três módulos do serviço – Custo-eficiência da Energia Elétrica, Certificação Energética e Plano de Otimização de Eficiência – é customizado à realidade específica de cada organização e oferece uma solução adequada às necessidades da sua operação.
Quais os benefícios/vantagens deste serviço?
Os principais benefícios do Serviço de Eficiência Energética da GS1 Portugal são aquisição de energia elétrica pelo valor mais económico do mercado, ou seja, poupança e, para além disso, análise do desempenho da energia consumida, com um plano de otimização que prevê medidas concretas para melhorar a eficiência desse consumo, mas também de outras dimensões da eficiência, como seja o desempenho de equipamentos, a gestão de outros recursos, o impacto de parcerias colaborativas, entre outras variáveis de eficiência, amplamente considerada.
Prevê promover a eficiência energética considerando a identificação e transição mensal para os prestadores de serviços de energia elétrica mais custo-eficientes, mapeando também a eficiência energética das instalações dos associados e procurando promover a respetiva otimização, considerando também a eficiência inerente a outras dimensões de atividade, como sejam as operações, a gestão de recursos e de parcerias colaborativas.
Como se irá processar a implementação deste serviço?
Dividido em três módulos, a mais recente proposta da GS1 Portugal para apoio à comunidade empresarial empenhada nos seus compromissos com a sustentabilidade pela eficiência e competitividade, o Serviço de Eficiência Energética prevê, no primeiro módulo, identificar o prestador de serviço de energia elétrica mais custo-eficiente. Esta dimensão do serviço resulta de uma parceria com o Manie, uma start-up especializada na monitorização e gestão de contratação de fornecedores de energia elétrica. Através de uma solução tecnológica, são avaliadas as características específicas de cada empresa e é assegurado, de forma automática, o acesso ao fornecedor mais económico e com melhor custo-eficiência em cada mês, tendo em conta as características específicas de consumo da empresa em questão. Este serviço, prestado mediante subscrição, reporta à empresa aderente, mensalmente, a poupança na fatura da energia elétrica decorrente da transição para um prestador de serviço mais económico.
O segundo módulo deste serviço, resulta numa auditoria e certificação energética, assente numa parceria entre a GS1 Portugal e a Solee, uma empresa portuguesa especializada em auditorias e certificações energéticas, com foco na melhoria da eficiência de habitações e negócios. Para emissão do certificado energético, é feita uma recolha de informação in loco e a simulação da dinâmica energética do edifício. Estes dados são, posteriormente, tratados e utilizados para o cálculo da classificação energética. É realizada uma análise de conformidade de requisitos legais para que seja possível a emissão da certificação energética pela ADENE – Agência para a Energia, a entidade certificadora, e um relatório de recomendações.
O terceiro módulo, a última etapa deste serviço, corresponde à definição de um Plano de Otimização de Eficiência Energética, uma análise imersiva das oportunidades de eficiência energética e de tipologias de eficiência correlacionadas, para além das que têm a ver com os contornos físicos do edifício. Neste âmbito, serão considerados os Sistemas de Gestão de Energia (SGE), o desempenho dos equipamentos de iluminação, refrigeração e aquecimento, os revestimentos e isolamentos, a reutilização e reciclagem de água, mas também as características da frota e dos modelos de distribuição, os processos colaborativos, as parcerias, a relação com fornecedores, entre outros. Este módulo é da responsabilidade exclusiva da GS1 Portugal.
Como se poderá medir o impacto do uso deste serviço?
Vamos monitorizar com os nossos parceiros, Manie e Solee, a adesão da comunidade empresarial ao serviço, o valor acumulado poupado, em termos de faturas de energia elétrica e o custo-benefício inerente ao investimento necessário para a implementação dos planos de otimização do desempenho energético implementados.
Qual o compromisso da GS1 Portugal com a transição energética?
A GS1 Portugal está intrinsecamente empenhada na transição energética enquanto fator fundamental de sustentabilidade. Nesse sentido, consagrámos a sustentabilidade como alavanca estratégica da nossa ação, constando dos Planos Estratégicos trianuais da organização, como prioridade, há cerca de 15 anos. Fizemos refletir esta prioridade na constituição de um portefólio de serviços com que temos apoiado a comunidade empresarial e que incidem precisamente na transição energética – o programa Lean & Green, de redução das emissões de CO2 inerentes a operações logísticas e de transporte; o cálculo da pegada de carbono, aplicável a toda a operação das organizações e, mais recentemente o serviço de elaboração de relatórios de sustentabilidade que encontra na definição de estratégias de sustentabilidade fdas organizações a pedra basilar de um plano de ação a reportar que contém, necessariamente, um plano de transição energética. O Serviço de Eficiência Energética é mais um contributo muito tangível, concreto, nesse sentido. Vamos ajudar as empresas, independentemente do seu setor de atividade e dimensão, a adotarem a eficiência como fator de transição energética.