Novo Serviço de Recolha de EPI da REISSWOLF ajuda a reduzir riscos de contágio por Covid-19

Novo Serviço de Recolha de EPI da REISSWOLF ajuda a reduzir riscos de contágio por Covid-19

Categoria Ambiente, Resíduos

Numa altura em que a pandemia da Covid-19 trouxe um crescimento exponencial no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras, luvas e viseiras, a necessidade de tratar este tipo de resíduos tornou-se premente. E, nesse sentido, a REISSWOLF, líder europeia no tratamento confidencial de dados e gestão documental, lançou um novo serviço de recolha seletiva de EPI, procurando ajudar os clientes a lidar, de forma profissional, com o tratamento de máscaras e luvas descartáveis, protegendo colaboradores e clientes de eventuais riscos sanitários, contribuindo para a limpeza das instalações e promovendo, assim, a responsabilidade social e ambiental.

Tendo já uma larga experiência na área da gestão ambiental, a empresa portuguesa decidiu deste modo contribuir para a luta contra o novo coronavírus, já que uma má gestão deste tipo de resíduos constitui um risco para a saúde pública.

“Na linha dos elevados padrões de segurança associados aos serviços prestados pela REISSWOLF, decidimos estender o nível de exigência à higiene e cuidados sanitários, oferecendo um novo serviço baseado na aplicação de uma metodologia de boas práticas na gestão de riscos biológicos, tendo em conta um conjunto de requisitos constantes nas diretrizes divulgadas pelas entidades competentes”, afirma José Henrique, administrador da REISSWOLF Portugal.

Uma vez que a transmissão se faz sobretudo através de gotículas, que são depositadas nos objetos, o risco de os colaboradores tocarem em alguma superfície é elevado. E é por isso que todos os contentores de segurança da empresa, bem como os contentores técnicos onde são depositados os materiais obsoletos, são disponibilizados apenas após uma cuidadosa higienização com produtos certificados, e atestada por um selo de verificação, garante a REISSWOLF.

Os motoristas que recolhem os contentores possuem equipamentos de proteção individual adequados (luvas, máscaras, desinfetante de base alcoólica para higienização das mãos e superfícies de contacto nos veículos), o que garante a segurança de todos. Além disso, a empresa realiza todos os dias uma higienização exaustiva à frota e aos contentores de segurança.

Depois de recebidos os resíduos nas suas instalações, a REISSWOLF encaminha-os para os destinatários de reciclagem indicados pela Agência Portuguesa do Ambiente, num processo validado através da Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos (e-GAR) e com a emissão de um Certificado de Destruição.

Serviços completos de gestão documental
A REISSWOLF atua também na área da gestão documental, onde oferece aos clientes um serviço 360º que vai desde a custódia, digitalização até à destruição de documentos.

“Os nossos serviços complementam as atividades dos nossos clientes, libertando-os de tarefas de suporte, relacionadas com o tratamento de documentos e informação, e criando espaço para a realização das tarefas core, de negócio, de forma mais eficiente e produtiva”, explica José Henrique.

A empresa conta com uma equipa especializada de consultores na área da gestão documental e de arquivo que trabalha com os clientes no diagnóstico e soluções para fluxos documentais internos, na elaboração de manuais internos de procedimentos, na criação de planos de classificação, na organização de arquivos e criação de arquivos digitais, ou na definição e implementação de sistemas de gestão eletrónica de documentos, entre outras ações.

No âmbito da gestão documental, o serviço de Custódia de Arquivos e Gestão de Documentos tem como objetivo racionalizar o espaço físico, libertar recursos humanos, garantir o sigilo de informação dos arquivos e facilitar o acesso aos documentos.

Já o serviço de Gestão de Arquivo Digital agrega ficheiros digitais numa aplicação web, e não requer investimento em hardware ou software, sendo acessível a qualquer hora e lugar.

O serviço de Digitalização de Documentos garante a segurança da informação, com soluções de desmaterialização massiva ou corrente de documentos, através de solução modulares que respondem às necessidades de cada cliente.

A REISSWOLF sente a responsabilidade de fornecer aos seus clientes o nível mais elevado dos standards de segurança. Ao possuir a Credenciação de Segurança Industrial NATO e da União Europeia, e ter implementada a norma DIN 66399, a empresa portuguesa garante a segurança da informação durante todo o processo.

Este artigo foi publicado na edição 85 da Ambiente Magazine.