Novo Verde: “É Carnaval, ninguém recicla mal” em Torres Vedras

by Cristiana Macedo | 28 Fevereiro 2019 13:50

“É Carnaval, ninguém recicla mal” é o mote que a Novo Verde, Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, leva até Torres Vedras para aquele que se quer tornar no “Carnaval mais verde de Portugal”. Nos dias 1, 3 e 5 de março, vão juntar-se ao Carnaval de Torres Vedras várias “personalidades” emblemáticas portuguesas, como Fernando Pessoa, Amália, Eusébio, Cristiano Ronaldo, Florbela Espanca, Cristina Ferreira, Salvador Sobral, entre outros, prontos a recolher as embalagens do público que festeja este entrudo com o tema “Made in Portugal”.

Para Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, “a sustentabilidade e a reciclagem são valores que devem constar em todos os momentos do nosso dia a dia, até nos de festa e folia. Plenamente integrada no ADN do evento, a Novo Verde pretende passar, através do humor, a mensagem de que a responsabilidade ambiental deve marcar qualquer celebração. Assim, 15 ecopontos humanos, caracterizados de grandes referências nacionais e com frases icónicas adaptadas à mensagem da reciclagem, vão circular pelo recinto e contribuir ativamente para a deposição seletiva e reciclagem de embalagens de plástico, metal, vidro e cartão. Em colaboração com a Câmara Municipal, temos o objetivo de tornar o Carnaval de Torres Vedras o mais verde do ano”.

Entre as 15 personagens que marcarão este Carnaval constam representações de Fernando Pessoa que desafia a “Cartão no caminho? Reciclo todos”, Beatriz Costa solicitará “Ai chega, chega, chega, chega o ecoponto”, Florbela Espanca quer “Reciclar-te assim, perdidamente”, o Toy vai “Reciclar até me cansar”, o Tim dos Xutos e Pontapés terá “A carga pronta e metida nos contentores” e nem o Emplastro vai faltar a esta ação de sensibilização.

Os ecopontos humanos vão estar na cidade nos três grandes corsos diurnos do Carnaval: sexta-feira, dia 1, a partir das 9h00, durante o corso escolar, e no domingo e terça-feira, dia 3 e 5 de março, a recolha de resíduos decorre a partir das 14h00, durante os corsos diurnos que marcam a realização do Carnaval “mais português de Portugal”.
Esta iniciativa integra o conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela Novo Verde em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no âmbito do Programa Oeste Circular.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/novo-verde-e-carnaval-ninguem-recicla-mal-em-torres-vedras/