“Novos Desafios para o Sistema Energético” em destaque num Ciclo de Webinars

“Novos Desafios para o Sistema Energético” em destaque num Ciclo de Webinars

Categoria Advisor, Agenda

A RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente), em co-organização com a Lisboa E-Nova (Agência Municipal de Energia e Ambiente) e a Câmara Municipal de Lisboa, e em parceria com a ADENE, organizam um ciclo de webinars que decorrerão entre 23 de novembro e 9 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h00, através da plataforma ZOOM.

  • 23 de novembro: “Autoconsumo coletivo e Comunidades de Energia Renovável”

A nova legislação sobre o autoconsumo de energia renovável e das comunidades de energia renováveis permite que todos sejamos agentes ativos de energia e confere aos municípios portugueses um papel bem mais ativo na transição energética e no combate à pobreza energética, nomeadamente através do envolvimento de todos os cidadãos. Este webinar “Autoconsumo coletivo e Comunidades de Energia Renovável” pretende debater o atual enquadramento regulatório das Comunidades de Energia Renovável (CER), as oportunidades e os desafios oferecidos, nomeadamente os novos modelos em desenvolvimento no país.

  • 2 de dezembro: “Desafios das novas concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão”

Com a liberalização do mercado energético, as autarquias podem optar pela exploração direta da distribuição de eletricidade em baixa tensão ou pela concessão a um qualquer operador da rede de distribuição através de procedimentos concursais. Os concursos para as concessões de eletricidade em baixa tensão arrancam em 2021 e é neste contexto que o webinar “Desafios das novas concessões de distribuição de eletricidade em baixa tensão” pretende debater o futuro da rede elétrica, os desafios e riscos que devem ser equacionados na criação de áreas de concessão e na operação e gestão da rede de baixa tensão, a harmonização tarifária e o(s) modelo(s) de negócio possível(eis).

  • 9 de dezembro: “Os Observatórios de Energia como instrumentos eficientes de gestão”

Os Observatórios de Energia, frequentemente criados por Agências de Energia locais ou regionais, constituem-se como instrumentos fundamentais de monitorização e gestão da energia e de apoio às autoridades locais ao fornecerem os dados necessários à implementação, monitorização e avaliação das suas políticas energéticas, metas e compromissos assumidos. No webinar ”Os Observatórios de Energia como instrumentos eficientes de gestão” pretende-se debater a importância desta ferramenta, conhecer alguns exemplos e explorar a sua valência enquanto meio de comunicação de desempenho e transparência de gestão.

Para mais informações e inscrições, consulte aqui.