O barco Better Planet Packaging da Smurfit Kappa zarpa rumo à sustentabilidade

O barco Better Planet Packaging da Smurfit Kappa zarpa rumo à sustentabilidade

A Smurfit Kappa juntou as suas forças às do galardoado velejador de mar alto Tom Dolan, para dar a conhecer a sua iniciativa Better Planet Packaging partilhando com ele a aventura da navegação. Através desta aliança, ambos confiam em poder sensibilizar pessoas e entidades sobre a necessidade de se estabelecerem modelos de desenvolvimento amigos do ambiente.

Tal como a Smurfit Kappa, que através da mencionada iniciativa apostou firmemente no desenho de soluções de embalagens inovadoras, 100 % recicláveis e biodegradáveis que ajudem a preservar os recursos naturais, Tom Dolan tem o objetivo de reduzir resíduos e contribuir para que a sua atividade tenha um impacto positivo no ambiente.

O seu compromisso com o desenvolvimento de modelos de economia circular levou-o, juntamente com a tripulação do barco Figaro 3, a reutilizar, recuperar e reciclar a bordo o máximo possível. Por isso, entre outras medidas, proibiram o uso de plásticos de utilização única na embarcação e conseguiram reduzir a pegada de carbono.

Steven Stoffer, vice-presidente de Desenvolvimento da Smurfit Kappa, declarou que “o rigor que Tom Dolan aplica à escolha e manipulação de todos os recursos usados dentro e fora do barco é semelhante ao que aplicamos na Smurfit Kappa à avaliação do nosso progresso, medido sempre relativamente às cinco prioridades estratégicas em matéria de sustentabilidade que constituem a base de todas as nossas operações comerciais”.

Estas cinco prioridades estratégicas são a gestão responsável dos terrenos florestais, a redução do uso de energia e das emissões de CO2 para minimizar o impacto sobre a mudança climática, a devolução em boas condições da água usada nos processos de produção, a redução drástica de resíduos e a eliminação de qualquer risco para a saúde dos trabalhadores e contratantes.

Por seu turno, Tom Dolan, em declarações sobre a próxima travessia, afirmou que “a iniciativa Better Planet Packaging da Smurfit Kappa toca-me a sensibilidade porque procuramos os mesmos objetivos. No meu caso, o de ter o barco mais sustentável de toda a frota e de estabelecer um ponto de referência para controlar a pegada de carbono”.

Atualmente, Tom Dolan está a participar com o barco Better Planet Packaging na Sardinha Cup, competição que faz parte do Campeonato de França de Regata Oceânica 2019, que teve inicio a 26 de março e terminará no próximo dia 16 de abril.