O Mercado de Natal mais Amigo da Terra abre amanhã

by Rita Inácio | 11 Dezembro 2018 15:54

As portas do Mercado de Natal Amigo da Terra abrem amanhã, dia 12 de dezembro, na Oficina de Cultura, em Almada. Aqui encontramos cerca de 70 artesão, designers e marcas de todo o país, com propostas de prendas com preocupações ecológicas e sociais.

Do programa fazem também parte mais de 50 oficinas para construir os próprios presentes, fazer decorações de Natal ecológicas e até embrulhos com materiais naturais, sem recurso a agrafos nem fita-cola. Como as iguarias fazem sempre parte do nosso natal, decorrem diferentes showcookings para aprender receitas surpreendentes para a noite de Consoada.

O Mercado tem uma extensão no exterior, na Praça S. João Baptista, com tasquinhas em madeira, esplanadas e até música ao vivo. Se os dias estiverem frios, não faz mal, há bebidas quentes, boa comida e espaços de encontro.

Este ano, voltamos a desafiar o espírito solidário de todos, com o ciclopasseio “Dois Pedais Mais Natais”. Dia 16 de dezembro, esperam-se muitos “pais e mães natais” em bicicleta na Praça S. João Baptista, às 15h00. Na mochila trazem bens alimentares não-perecíveis, para entregar às famílias carenciadas do concelho, através da REFOOD de Almada.

Vamos reduzir a pegada ecológica

Estamos empenhados em que o Mercado de Natal Amigo da Terra tenha a menor pegada ecológica possível:

– A iluminação é de baixo consumo;

– Existe recolha seletiva inclusive para orgânicos;

– As embalagens de plástico descartáveis foram substituídas por embalagens biodegradáveis e de origem vegetal;

– As bebidas são servidas em copos reutilizáveis e até existem eco-cinzeiros para beatas.

No final, os materiais de decoração utilizados que não puderem ser reaproveitados são recolhidos por quem os queira reutilizar, com o apoio da Circular Economy Portugal. Um pequeno contributo para reduzir o consumo de plásticos no Planeta.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/o-mercado-de-natal-mais-amigo-da-terra-abre-amanha/