“O validar de um compromisso sério e de longo prazo no vertical de investimento Sustentável e de Impacto”

“O validar de um compromisso sério e de longo prazo no vertical de investimento Sustentável e de Impacto”

A Grosvenor House of Investments, empresa portuguesa de gestão de fundos de investimentos sustentáveis, assume nova identidade, aproximando a marca do compromisso com o Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, destacando o posicionamento em investimento sustentável e de impacto.

A nova identidade – 3XP Global – foi, oficialmente, anunciada no Dia Mundial do Ambiente, assinalado esta domingo, 5 de junho: “É o assumir o compromisso que fizemos há 4 anos, com a criação da empresa e que mantemos diariamente na nossa atividade”, declara Duarte Costa, founder & managing partner da 3xP Global, em entrevista à Ambiente Magazine.

A ligação entre a nova identidade e a sustentabilidade está, precisamente, nos 3 P´s que representam as dimensões da Sustentabilidade – People, Planet e Prosperity: “No fundo, estes três grandes eixos definem a nossa atuação enquanto sociedade financeira, área em que queremos, até por esta via, promover uma abordagem responsável ao investimento”, explica o responsável, destacando que a assinatura da marca é “We stand for”, pelo facto de “a atividade diária se reger pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade (financeira e não financeira)”.

Esta mudança, tal como indica Duarte Costa, deve-se pela “necessidade” de uma identidade que representasse de forma mais evidente aquilo que a empresa faz e a forma como atua, bem como transmitisse os valores de forma mais imediata: “A nova identidade pretende validar uma vez mais e de modo mais intuitivo o compromisso sério e de longo prazo neste vertical de investimento Sustentável e de Impacto, reforçando a posição ativa da empresa na liderança das melhores práticas de sustentabilidade ao longo de todos os processos de investimento”. Acresce que empresa está numa fase de “expansão quanto ao portfólio de serviços de gestão de veículos de investimento”, sendo esta evolução natural da afirmação deste “commitment” de uma forma transversal: “Pensamos que refletir esta progressão na nossa marca, é a melhor forma de o afirmar”.

O Dia Mundial do Ambiente é, portanto, uma data simbólica para anunciar a 3XP Global: “Temos vindo a desenvolver iniciativas de responsabilidade ambiental e social regularmente, sendo que este ano assumimos nós também internamente e para o mercado, um ainda maior compromisso com as temáticas de desenvolvimento sustentável. Agora X3”, destaca.

Questionado sobre os compromissos da 3xP Global no que à sustentabilidade diz respeito, Duarte Costa afirma que a empresa está totalmente empenhada em liderar todos os seus investimentos com o objetivo de incorporar práticas sustentáveis ao longo de toda a sua cadeia de valor e com todos os stakeholders: “Estamos particularmente atentos a empresas que apresentem novos modelos de negócio e soluções com impacto positivo permanente, quer nas Pessoas quer no Planeta”. Este compromisso materializa-se pela mensagem “We walk the sustainable talk” que querem transmitir: “Iremos continuar a honrar o nosso compromisso na área dos Investimentos Sustentáveis, e agora de forma mais clara, refletida também na nossa identidade”. Na jornada da sustentabilidade, o responsável recorda que a empresa é membro do UN PRI (Principles for Responsible Investments) e do GRI (Global Reporting Initiative), tendo sido a 1ª B Corp financeira em Portugal, bem como associada da GRACE, BCSD e EVPA: “Tudo isto quase desde o início da nossa atividade”. A missão da 3xP Global está, ainda, bem expressa nas “atividades diárias”, assim como no “Programa de Responsabilidade Corporativa – Grow Sustainable – que tem desenvolvido iniciativas nas áreas da sustentabilidade, impacto e inovação social”, acrescenta.

Quanto ao médio e longo prazo, Duarte Costa afirma que o foco passa por continuar firmes no caminho dos Investimentos Sustentáveis e de Impacto, apoiando a “criação de um ecossistema cada vez mais robusto e consistente”, que contribua de “modo real e mensurável” para este vertical: “Pretendemos naturalmente continuar a investir em empresas e empreendedores que tenham este foco, e deste modo iremos certamente criar novos veículos de investimento que cumpram este propósito”.

Relativamente àquilo que o mercado pode esperar da 3xP Global, o responsável assegura que a inovação e a  liderança nas áreas dos Investimentos Sustentáveis e de Impacto, são uma certeza: “Por nós, enquanto empresa e profissionais e pelo outro – pois acreditamos piamente que estes são os investimentos de futuro no nosso presente”.

Cristiana Macedo