OAFR: 25% dos municípios portugueses ganham bandeira verde para política familiar

OAFR: 25% dos municípios portugueses ganham bandeira verde para política familiar

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) já anunciou os municípios portugueses que vão receber no dia 27 de novembro em Coimbra, as Bandeiras Verdes por serem amigos das famílias.

A responsável do Observatório, Isabel Paula Santos refere em comunicado que “o trabalho desenvolvido pelo OAFR pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família”. O reforço dos apoios às famílias “é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos. Algumas das mais eficazes políticas de apoio às famílias são as de proximidade pelo que as autarquias tem um papel muito importante neste contributo”, acrescenta a responsável.

Das 141 autarquias participantes no inquérito do OAFR, 76 são distinguidas na 11.ª edição desta iniciativa, que corresponde a cerca de “25% da totalidade de municípios portugueses”. Isabel Paula Santos explica que “este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, que este ano contou com um número recorde de adesões: 286 municípios. No entanto, apenas 141 autarquias concluíram o inquérito, sendo este o número de participantes efetivos no Observatório”, explica a responsável.

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra (12), Lisboa (8) e Santarém (8). A 11.ª edição do OAFR cresceu 9% ao nível do número de participantes, passando de 130 para 141 em 2019. No mesmo sentido está o número de municípios distinguidos, que evoluiu de 70 para 76 entidades. Para próxima edição a expectativa é “atingir 50% de cobertura nacional, em termos de participações, potenciando as boas experiências em benefício de todos: autarquias e municípios”, afirma Isabel Paula Santos.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral. Tendo como Mecenas a Fundação Millennium BCP, este é o único Observatório nacional que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

Consulte a lista dos premiados aqui.

Foto creditada por OAFR referente à 10.ª edição