Obras de 1,1 milhões de euros para estabilizar arribas na Ericeira estão concluídas

by Rita Inácio | 8 Fevereiro 2019 15:44

A Câmara de Mafra informou hoje que concluiu a obra de cerca de 1,1 milhões de euros de estabilização da arriba norte da Praia do Sul, na Ericeira, onde em julho de 2017 houve uma derrocada que não causou vítimas, conta a Lusa. A conclusão da empreitada vem “contribuir para garantir a segurança dos banhistas”, refere este município do distrito de Lisboa, em nota divulgada na sua página da internet.

O município substituiu-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, após estabelecer uma cooperação com esta entidade, lançou o concurso para a empreitada.

Aquando da aprovação do concurso público pelo executivo municipal, em julho de 2017, o presidente da câmara, Hélder Sousa Silva, explicou que a obra era “pedida há mais de cinco anos face ao risco” de derrocada que existia.

A intervenção foi financiada em 85% por verbas financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e em 15% pelo Município de Mafra, que substituiu a APA ao assegurar o financiamento nacional.

A obra foi realizada no âmbito do Plano de Ação Litoral XXI, que tem como prioridades as intervenções destinadas a defender o litoral do avanço do mar e a salvaguardar pessoas e bens. A intervenção incluiu a remoção de blocos instáveis e a consolidação e estabilização da arriba.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/obras-de-11-milhoes-de-euros-para-estabilizar-arribas-na-ericeira-estao-concluidas/