Oceanário, Aquário de Porto Pim e Aquário Vasco da Gama em campanha contra lixo marinho

Oceanário, Aquário de Porto Pim e Aquário Vasco da Gama em campanha contra lixo marinho

Hoje, 27 de julho, às 15h30 (hora de Lisboa – disponível em direto pela EbS+), o Comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, vai lançar a campanha global «World Aquariums Against Marine Litter” que conta com a participação de mais de 100 aquários de todo o mundo, incluindo, em Portugal, o Oceanário de Lisboa, o Aquário de Porto Pim e o Aquário Vasco da Gama. O evento terá lugar hoje no icónico Museu Oceanográfico do Mónaco, contando com o HSH príncipe Alberto II do Mónaco, com Erik Solheim, Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, e com Doug Cress, CEO da World Association of Zoos and Aquariums (WAZA).

O Comissário Vella afirma que “esta campanha sobre o lixo marítimo é urgente e bem-vinda. Os aquários do mundo são um ecrã televisivo para os oceanos e decidiram tornar-se os noticiários do Oceano, para evitar que se tornem no seu canal História. Este verão, milhões de pessoas de todo o mundo visitarão um aquário. Para criar mudança, teremos que lhes mostrar a realidade da poluição provocada pelo plástico”.

Todos os anos, 10 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos. Em algumas áreas, os micro plásticos já superam o plâncton numa razão de seis para um e as perspetivas para o futuro, são sombrias: em 2050, poderá haver mais plástico que peixes no mar e 99 % das aves marinhas poderão ter ingerido plástico.

A campanha visa promover a conferência Our Ocean (5 e 6 de outubro, em Malta). Organizada pela União Europeia pela primeira vez, este evento de alto nível internacional junta grandes nomes ativos neste tema que representam governos, sociedade civil e empresas.