Oceanário de Lisboa promove sessões de plasticologia marinha na Av. da Liberdade

Oceanário de Lisboa promove sessões de plasticologia marinha na Av. da Liberdade

O Oceanário de Lisboa vai promover no dia 25 de agosto sessões de plasticologia na mais emblemática avenida de Lisboa. Fechada ao trânsito, das 11h às 19h, a avenida da Liberdade será palco de mais uma edição da iniciativa “A rua é sua”, na qual o Oceanário vai dar continuidade ao seu programa de literacia sobre o oceano. No espaço de responsabilidade do aquário lisboeta, de meia em meia hora, serão apresentados “conteúdos sobre o lixo marinho e sobre o impacto do plástico nos ecossistemas marinhos, através de atividades para toda a família”, lê-se na nota enviada pelo Oceanário.

Nas sessões de plasticologia compreende-se a problemática dos microplásticos na teia alimentar, a tipologia do lixo presente nas praias portuguesas, o impacto dos descartáveis ou o tempo de vida dos artigos de plástico e o respectivo tempo de degradação.

As ações são realizadas através de atividades práticas que envolvem os participantes e sensibilizam para este flagelo e para a necessidade de redesenharem a sua relação com o plástico, através da alteração de comportamentos.

“A Rua é Sua” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa que se realiza uma vez por mês até final do ano, na Avenida da Liberdade ou no Eixo Central, com atividades lúdicas destinadas às famílias. O objetivo é proporcionar mais espaço para os cidadãos circularem a pé ou de bicicleta, libertando aquelas artérias do bulício diário dos automóveis.

Plasticologia Marinha

Ao oceano chegam todos os anos, em média, oito milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos. Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.

Neste contexto, o Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia do oceano e promove ações de Plasticologia Marinha por todo o país. Estas atividades, conduzidas por um educador marinho, sensibilizam os participantes para a necessidade de ação iminente de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza.

As ações de plasticologia marinha do Oceanário já impactaram mais de 120 mil participantes, de Portugal continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.