Oceanário realiza workshop de sensibilização sobre o plástico nos oceanos

Oceanário realiza workshop de sensibilização sobre o plástico nos oceanos

Categoria Águas, Ambiente

O Oceanário de Lisboa realiza, no dia 17 de dezembro, o segundo workshop “Plasticologia Marinha”. A ação de formação para professores tem como objetivo a dinamização e entrega de um conjunto de atividades e estratégias educativas que, através da utilização de ferramentas simples e acessíveis, mobilizam a comunidade escolar a mudar a sua relação com o plástico.

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) associa-se a esta iniciativa com a dinamização da ação “PokePlásticos – Vamos apanhá-los todos”, em que os seus especialistas em tecnologia e educação marinha, vão acompanhar os professores participantes numa saída no Rio Tejo  (se as condições climatéricas o permitirem). A bordo da embarcação semirrígida ‘Selvagem Grande’, terão a oportunidade de aplicar técnicas de amostragem em meio aquático, com recurso a equipamentos científicos marinhos.

As atividades e desafios propostos estão adaptados ao contexto escolar e no intuito de mobilizar professores, alunos e a comunidade em geral, a tornarem-se agentes de mudança, reduzindo de forma eficaz o consumo de plástico e incentivando a recusa e a reutilização do plástico em todos os contextos do quotidiano.

Anualmente, chegam aos oceanos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, o que provoca um forte impacto nos ecossistemas marinhos e compromete a vida dos organismos.