Odiana assume presidência da ATBG

Odiana assume presidência da ATBG

Durante os próximos dois anos, Francisco Amaral, na qualidade de presidente da Odiana, Associação para o Desenvolvimento Local do Baixo Guadiana, irá presidir, também, a Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG), entidade gestora do programa “Dlbc-rural” no Baixo Guadiana, que vem dar continuidade à iniciativa “LEADER +”. A gestão deste instrumento financeiro acarreta responsabilidades acrescidas, nomeadamente ao nível da coordenação da parceria: 63 entidades (35 privadas e 28 públicas) e do órgão de gestão (7 entidades), avança a empresa em comunicado.

O “Dlbc-rural”, aprovado para o Baixo Guadiana no passado mês de agosto, procura encontrar uma resposta para os elevados níveis de desemprego, através da dinamização económica local, do estímulo à inovação social e à busca de novas respostas à pobreza e exclusão social.

Recorde-se, também, que a ATBG está sedeada na vila de Alcoutim e procura dar resposta às possibilidades e propostas de investimento que possam beneficiar a região. Entre 2002 e 2014 destacam-se mais de 200 projetos concluídos e cerca de uma centena de novos postos de trabalho criados, gerindo uma ajuda pública que atingiu quase os 9 milhões de euros (para um total de investimento de cerca de 15 milhões).