Odiana promove ações de formação com vista à promoção e valorização da Água

Odiana promove ações de formação com vista à promoção e valorização da Água

Categoria Águas, Ambiente

Realizou-se esta quinta-feira, 27 de novembro, no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a última Ação de Curta Duração (ACD), creditada para professores, sobre “Serviços Ecossistémicos Costeiros e Estuarinos”

Esta sessão foi uma iniciativa da Odiana, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Baixo Guadiana (CFAE Levante Algarvio), cujas temáticas incidiram sobre a gestão e monitorização do património da água no Baixo Guadiana. A iniciativa contou com 30 formandos, 25 deles professores dos agrupamentos escolares dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira, Faro, Loulé e Lagoa.

A iniciativa, aberta ao público em geral, mas dirigida sobretudo a professores, educadores, agentes de educação ambiental, quadros da administração local e técnicos de organizações, possibilitou a “aquisição de competências e ferramentas para explorar a importância de ecossistemas costeiros e estuarinos” (e.g. Sapal de Castro Marim/VRSA), assim como o “contributo de projetos formais/não formais nesta gestão”, refere o comunicado enviado pela Associação. A iniciativa contou com os formadores Rui Pimenta Santos e Helena Barracosa do CC Mar – Universidade do Algarve.

A Odiana lembra que a par deste workshop, também decorreu, de 3 de outubro a 7 de novembro, uma oficina de formação de 30 horas, creditada, que reuniu 22 professores e providenciou formação especializada com incidência prática na Bacia do Guadiana. O objetivo foi “explorar a importância de ecossistemas de água e, por conseguinte, a sua aplicabilidade em contexto escolar”, acrescenta.

Estas iniciativas surgem no âmbito do projeto VALAGUA, onde a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações, incluindo workshops, formações, ações de sensibilização, restauros ecológicos e requalificações in situ, que visam e valorização e promoção do património da água.

Ambas as ações de capacitação foram desenvolvidas pela Associação Odiana, em colaboração com o CFAE Levante Algarvio, com o apoio da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (ICNF), e Municípios de Alcoutim e Castro Marim, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

Foto cedida pela Odiana