OesteSustentável desenvolve competição escolar “Ventos de Poupança 2”

OesteSustentável desenvolve competição escolar “Ventos de Poupança 2”

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste irá desenvolver, no ano letivo 2017/2018, a competição escolar “Ventos de Poupança 2”, que contemplará uma vertente inovadora através da realização de atividades lúdico-pedagógicas usando uma aplicação para smartphones, promovendo a eficiência energética, a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 100 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário, profissional e/ou artístico dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.

Na reunião de arranque de projeto, estiveram presentes representantes da AMESeixal – Agência
Municipal de Energia do Seixal, Cascais Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, Enerdura
– Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e da S.Energia – Agência Regional de Energia para os
concelhos do Barreiro, Moita e Montijo. A equipa técnica da OesteSustentável transmitiu de que forma a competição se irá desenrolar nos territórios abrangidos, o regulamento, o método de inscrição das escolas, as fases e tarefas a concurso, assim como os eventos, a metodologia de avaliação e a tipologia de prémios a atribuir.

Ao nível mais técnico foram apresentadas as ferramentas tecnológicas desta segunda edição, que passam
por um portal integrado que reúne website, APP de comunicação e uma APP jogo interativo. Por fim, foram enumeradas as tarefas que constam do Plano de Implementação das Agências de Energia e que estão alinhadas com o Plano de Medição e Verificação traçado pela OesteSustentável.

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da
Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos
Serviços Energéticos.