OesteSustentável instala 29 sistemas de monitorização de energia elétrica em escolas

OesteSustentável instala 29 sistemas de monitorização de energia elétrica em escolas

Categoria Ambiente, Energia

A competição “Ventos de Poupança”, promovida pela OesteSustentável, que visa a redução de consumos energéticos em 42 escolas, revelou as 29 instituições de ensino que passaram à 2ª fase e que, por isso, receberam um sistema de monitorização de consumos de energia elétrica.

Tendo sido avaliadas as atividades desta 1ª fase, nomeadamente relatórios técnicos, miniplanos de sensibilização para eficiência energética, foram ainda tidos em conta os 3487 questionários preenchidos pela comunidade local e escolar sobre eficiência e hábitos de consumo energético e 418 mil pontos obtidos com a “app” ÉcomLógica – É com lógica sustentável.

Após a avaliação de todos os critérios, foram selecionadas 29 escolas que transitaram para a 2ª fase da competição, entre elas 12 das 19 escolas inscritas na área de intervenção da OesteSustentável, oito das nove participantes da AMESEIXAL, seis de sete da Agência Enerdura e três de seis da Agência S.ENERGIA.

As escolas selecionadas receberam como prémio um sistema de monitorização de energia elétrica que permitirá aferir os consumos em tempo real, bem como analisar o histórico e evolução dos consumos nos seus edifícios.

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e é desenvolvida pela OesteSustentável em parceria com as Agências de Energia congéneres do Seixal (AMESEIXAL), Alta Estremadura (Enerdura), Cascais (Cascais Ambiente) e Barreiro, Moita e Montijo (S.ENERGIA).