OesteSustentável participa em debate sobre “Paul da Tornada” organizado pelo GEOTA

OesteSustentável participa em debate sobre “Paul da Tornada” organizado pelo GEOTA

No passado dia 4 de novembro, o GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) promoveu uma Mesa Redonda com o tema “Quanto vale uma zona húmida?”. A sessão teve lugar na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha.

No evento, dirigido a responsáveis políticos e técnicos dos municípios da zona Oeste, tal como a ONGA´s, instituições de ensino mas também ao setor empresarial, debateu-se por vários stakeholders da região, a importância do “Paul da Tornada”. Este momento, contou com a presença do Município das Caldas da Rainha, do GEOTA, da Associação Pato, da OesteSustentável, entre outros que quiseram juntar-se à discussão e trouxeram o seu contributo essencial neste tema. A moderação ficou ao cargo de Rogério Ivan, diretor executivo da  OesteSustentável.

“Qual a diferença entre Capital Natural e Serviços de Ecossistema?; Como criar um modelo de remuneração dos Serviços de Ecossistema para uma zona húmida?; Como se pode aplicar esse modelo a um caso concreto, especificamente, para a Reserva Natural Local do Paul de Tornada? Qual o ponto de vista das partes interessadas?; Como podem ser envolvidas nessa criação do  modelo de remuneração dos Serviços de Ecossistema?; Como pode este modelo contribuir para o financiamento da conservação da natureza?; Quanto vale uma zona húmida?”. Estas foram, também, algumas das perguntas levantadas no webinar.