OesteSustentável participa na primeira reunião de parceria do projeto PATH2LC

OesteSustentável participa na primeira reunião de parceria do projeto PATH2LC

Categoria Ambiente, Energia

A OesteSustentável ( Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste) iniciou no passado mês de setembro de 2020, mais um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, PATH2LC – “Public Authorities together with a holistic network approach on the way to low carbon municipalities”. A reunião de kick-off do projeto, foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro, em formato online e reuniu onze parceiros, dos sete países participantes no consórcio – Alemanha, Itália, França, Áustria, Grécia, Portugal e Holanda – contando com a Oeste Sustentável como único parceiro português.

De acordo com a agência, na primeira reunião, cada líder de atividade apresentou uma “revisão do plano de trabalho para essa atividade” e a “organização das respetivas tarefas e as próximas etapas”. A reunião incluiu também a constituição de grupos de trabalho, para brainstorming e discussão de ideias, para a concretização dos objetivos específicos do projeto.

O objetivo geral do projeto PATH2LC é apoiar os decisores locais no processo de transição para uma sociedade de baixo carbono. Promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e cooperação existentes entre os municípios, fornecendo ferramentas de planeamento e monitorização necessárias para implementar os Plano de Ação de Energia Sustentável (e Clima) (SE (C) AP).

A Oeste Sustentável irá constituir uma “Rede de Aprendizagem Local”, que visa identificar as necessidades de cada município da região Oeste, para estabelecer um Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.